#

19-02-2008 - Copiss analisa procedimentos do novo rol da ANS e da CBHPM

Os integrantes do Copiss Terminologia (Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar) reuniram-se na sede da AMB na última sexta-feira, dia 15, para novamente comparar e analisar os procedimentos existentes na CBHPM e no novo rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
"Por causa deste novo rol, que entrará em vigor no dia 2 de abril depois de ter passado por consulta pública em 2007, tivemos de refazer o trabalho, pois novos procedimentos foram adicionados", disse Florisval Meinão, representante da AMB no grupo.
De acordo com o levantamento apresentado por Amilcar Giron, que também representa a entidade no Copiss, o novo rol de cobertura mínima possui 2.981 procedimentos, enquanto a CBHPM tem 4.197; 169 estão presentes apenas no rol e 30 itens da lista da ANS foram retirados da 3ª edição da CBHPM (que atualmente encontra-se na 4ª edição).
"Agora precisamos discutir como adequar estas últimas pendências referentes à nomenclatura para que a tabela unificada de procedimentos médicos, que será referência para o sistema TISS, seja apresentada ao Copiss Coordenador, publicada e entre em vigência em junho", disse Giron.
Terminada esta fase, o próximo passo deverá ser feito pelas operadoras de planos de saúde, que deverão adequar suas tabelas aos códigos e nomenclaturas utilizados pela CBHPM. "A AMB acompanhará e dará todo o suporte para este trabalho de ‘de-para’ das tabelas", disse Meinão.
Por fim, o representante da ANS, Amâncio de Carvalho, anunciou que no dia 7 de março haverá uma reunião na sede da Agência para discutir como serão as atividades da Gerência de Relações com Prestadores de Serviços (GERPS), cujo objetivo é regulamentar o tratamento entre os médicos e as empresas de plano de saúde.
Além da AMB, estiveram presentes representantes das seguintes entidades: ANS, Fenasaúde, Abramge, Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Unimed, Unidas, Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), São Francisco Clínicas.

Fonte: AMB - 19-02-2008
 


  •