03-11-2008 - Xanxerê: Oeste recebe novos leitos de UTI

O município tornou-se o segundo pólo no setor de saúde da Região Oeste, com a inauguração, sábado, de 15 leitos da UTI Neopediátrica do Hospital Regional São Paulo.
A unidade hospitalar conta também com um centro de atendimento cardiológico recém-inaugurado.
O governador Luiz Henrique, presente à inauguração, disse que esta é mais uma ação no combate à "ambulancioterapia". A região passa a contar agora com 70 leitos de UTI, ressonância magnética, cardiologia e quimioterapia. Até 2003, somente Chapecó e Lages contavam com unidades de tratamento intensivo, acrescentou a secretária da Saúde, Carmen Zanotto.
Naquela época, havia um déficit de 225 leitos de UTI para que o Estado alcançasse o parâmetro estabelecido pelo Ministério da Saúde (4% dos leitos disponíveis em hospitais devem estar em Unidades de Terapia Intensiva).
As obras reduziram este déficit para 24 leitos, e seguem todos os preceitos de humanização e higiene dos ambientes, com áreas isoladas e acesso à luz solar, proporcionando, assim, mais dignidade e mais segurança aos pacientes.
No mesmo dia foi inaugurada a UTI Neopediátrica do Hospital Hélio dos Anjos Ortiz, em Curitibanos, com cinco leitos. Além dos pacientes do município, a nova ala vai beneficiar a população de toda a região.

Fonte: Diário Catarinense - 03-11-2008


  •