Que sindicato queremos?

Há aproximadamente 15 anos o movimento "Novo Sindicato" lançou alguns questionamentos aos médicos domiciliados em Santa Catarina:

- O que um sindicato pode fazer?

- Qual o motivo da sua existência?

- Para que precisamos de um sindicato?

- Que sindicato queremos?
As respostas chegaram e sinalizaram de modo muito claro o sentimento dos médicos catarinenses: queríamos um sindicato que defendesse os interesses da categoria, em questões trabalhistas e na regulação do mercado de trabalho. Um sindicato que oferecesse serviços do interesse dos médicos, em especial a Assessoria Jurídica e a Defensoria Médica. Um sindicato que praticasse a Política Médica, no interesse dos médicos e da medicina, sem atrelamento político partidário.
Recado dado, eleição vencida, vimos desde então construindo este Novo Sindicato com grande dedicação e empenho e, por que não dizer, com inquestionável desempenho. Se éramos apenas 10% dos médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina naquele momento, hoje somos muitos mais. Se a nossa força para contratar serviços, empreender lutas, fazer frente ao que se antepunha aos nossos objetivos era muita limitada, hoje podemos dizer que a nossa 'pegada' ganhou corpo. Se estamos de fato mais fortes, precisamos ousar mais.
Ao fazermos este pequeno 'balanço' queremos reafirmar os princípios consagrados em nosso agir. A linha está traçada e dela não nos afastaremos jamais!
Sabemos o que um sindicato pode fazer, quais os motivos da existência dele e para que precisamos de um sindicato. Retomamos, neste início de 2015, à pergunta fundamental:
- Que sindicato queremos?
Qual o compromisso da categoria com a entidade que a representa?
Está na hora de nos darmos as mãos.
Precisamos deixar de ser um Sindicato de muitos para ser um Sindicato de todos.
Respeitadas as diferenças e divergências, próprias de um regime democrático, o SIMESC a todos acolhe e a todos oferece abrigo. Não escolhemos os médicos que desejam filiar-se, impondo para tal uma única exigência estatutária: estarem inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina. Todos são bem-vindos. Todos têm um papel importante nas lutas deste ano que recém inicia.
Se você já é filiado(a) ao SIMESC, parabéns! Permaneça conosco, participando da vida do Sindicato com a sua lealdade e a sua contribuição.
Se você ainda não é filiado(a), aceite este convite. Junte-se a nós. Acredite, você está fazendo falta na construção deste Sindicato que todos queremos.
Se quiser fazer mais, aproxime-se e participe de nossas reuniões e de nossas atividades. Participe de nossas diretorias, na sede executiva e nas regionais.
Faça com que o Sindicato seja, de fato, aquilo que todos queremos: um instrumento de transformação.
A Diretoria


  •