#

Médicos suspenderão atendimento a planos de saúde em outubro

O movimento nacional das entidades médicas de suspensão a planos de saúde também será realizado em Santa Catarina. Entre os dias 15 e 19 de outubro, o Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) orienta os médicos a suspenderem e/ou transferirem as consultas, procedimentos e exames dos planos de saúde que não mantém acordo de remuneração conforme a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) vigente e plena. Serão mantidos somente os atendimentos de urgência e emergência e os tratamentos que não podem ser interrompidos.
“No mais estamos orientando os médicos que fechem suas agendas como forma de protesto às operadoras que desde dezembro do ano passado não negociam com as entidades médicas e forçam os médicos a cobrarem consultas e procedimentos de pacientes que têm planos de saúde, fazendo com que estes pacientes tenham que buscar o ressarcimento junto às operadoras. É um desrespeito com os profissionais e com quem paga os planos”, alerta o presidente do Sindicato dos Médicos, Cyro Soncini.
Cyro lembra que as Cooperativas Médicas (Unimed) e o SC Saúde têm acordo com o COSEMESC. “A negociação com o SC Saúde foi acompanhada por todos por meio da imprensa e hoje, após ajustes, aguardamos para que até o final de 2014 o plano cumpra o prometido de adotar a CBHPM vigente e plena”, lembra.
As operadoras que não têm acordo com as entidades médicas em Santa Catarina são: Agemed, planos de saúde regionais e todos os planos do grupo Unidas - Assefaz, Brasil Foods, Capesesp, Cassi, Celos, Conab, Correios Saúde, Eletrosul, Elos Saúde, Embratel, Fassincra, Funservir, Geap, Petrobrás, Proasa, Pró-Saúde Alesc, Saúde Caixa, Sesef, Tractebel Energia.


  •