#

SIMESC lamenta falecimento do médico Mário Gentil Costa

Com pesar, o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), informa o falecimento do médico otorrinolaringologista Mário Gentil Costa, verificado em Florianópolis no dia 9 de outubro de 2017.

Perto de completar 82 anos, o médico formou-se em 1960 pela Universidade Federal do Paraná e fez residência médica em Otorrinolaringologia na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Era membro da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (ACAMESC), foi secretário da Associação Catarinense de Medicina (ACM), conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CREMESC) e presidente de honra da seção catarinense da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES).

Mário Gentil da Costa era natural de Florianópolis e apesar de ter dedicado mais de meio século de vida à medicina e ter sido o pioneiro na otorrinolaringologia no Estado, era artista plástico (com destaque para o desenho, esculturas e pinturas) e escritor, tendo assinado as publicações A Testemunha (vencedora do Prêmio Virgílio Várzea de Contos, da Fundação Catarinense de Cultura), Marcas do Tempo, Cicatrizes, O Sexto Sentido e a biografia de Antônio Moniz de Aragão - Uma vida e um exemplo. Em 2015 lançou o livro Conexão Brasil, obra cuja narrativa tem como ambiente a 2ª Guerra Mundial.

“Ele se foi, sem dor nem sofrimento algum, quando estava ao lado da minha mãe, no conforto do lar e com o carinho e o amor dos quatro filhos. Deixou o exemplo de um homem de caráter, um médico que ajudou a curar pessoas e a salvar vidas. Um ser repleto de dons e virtudes. Escreveu, pintou, esculpiu como o grande artista que foi. Agora, ele descansa em paz, com a certeza de que cumpriu de maneira exemplar o seu papel aqui na terra!”, divulgou o filho Murilo Costa em seu perfil de rede social.  
“A diretoria do SIMESC lamenta a perda de mais um brilhante colega e deixa o registro dos mais profundos sentimentos aos amigos e familiares do Dr. Mário”, comenta o presidente do SIMESC, Vânio Cardoso Lisboa. 


  •