#

18 de outubro, Dia do Médico

Vânio Cardoso Lisboa, presidente do Sindicato dos Médicos

O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro no Brasil e em alguns outros países em homenagem a São Lucas, o patrono dos médicos desde o século XV. Lucas foi um dos seguidores dos ensinamentos de Jesus e um dos narradores das curas e milagres registrados na Bíblia. Os séculos passaram e a nossa profissão, alheio à nossa vontade, passou a ser usada de maneira inescrupulosa para a promoção eleitoral.

Se por um lado a tecnologia e as pesquisas científicas têm sido nossas aliadas na incansável busca pela promoção à saúde e cura das mais instigantes doenças, por outro lado, temos cada vez mais dificuldades em praticar a medicina sem interferências de gestores públicos que tratam a saúde como trampolim político. Gestores que controlam de maneira inescrupulosa os investimentos para a manutenção da estrutura física e humana que garantam o direito digno de acesso à saúde para todo o cidadão brasileiro.

Nós, dirigentes médicos, percebemos as escalas de plantões sem o número de profissionais para atender a demanda dos nossos pacientes. Denunciamos a falência do SUS com a frequente falta de condições de trabalho, a redução de leitos de especialidades, a falta de estrutura para a realização de exames, as filas para cirurgias e no setor privado, as afrontas dos planos de saúde.  

Com a Reforma Trabalhista, nossas atenções estão voltadas à precarização do trabalho médico e, tão importante quanto a nova lei trabalhista, acompanhamos com atenção a tramitação da reforma que tenta ceifar as garantias de aposentadoria.

Os desafios são cada vez maiores, tão grandes quanto o incentivo que damos aos jovens que, na academia, dedicam-se a aprender o ofício médico. Congratulamos com os nossos colegas que trilharam o caminho reto e exemplar da Medicina. Saudamos também os nossos colegas médicos que abraçam a defesa da nossa categoria nos sindicatos e associações profissionais. Tenho certeza de que ser médico é um título que nos honra, mas o exercício da Medicina é o que nos torna melhores.


  •