#

SIMESC notifica CRM sobre fechamento de centro cirúrgico do hospital de Laguna

Dívida com médicos passa de R$ 1,5 milhão e manifestação alertará a população sobre gravidade da situação. Adesão à greve tem 100% de adesão

O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc), notifica nesta sexta-feira, 15 de dezembro, o Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) sobre o fechamento do centro cirúrgico do hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna. O motivo é o pedido de demissão do único médico anestesista da unidade de saúde, que está há quatro meses sem receber. Com isso, a unidade de saúde deixa de atender os casos de urgência e emergência. O Samu e o Corpo de Bombeiros também serão informados sobre essa situação para que possam buscar outras unidades para encaminhar os pacientes.

O fechamento do centro cirúrgico soma-se à suspensão das atividades eletivas, interrompidas desde 1º de dezembro, também pelo atraso do pagamento dos médicos. Os honorários de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios estão atrasados, acumulando uma dívida que ultrapassa o R$ 1,5 milhão. A adesão dos médicos permanece em 100% e às 13h de hoje, médicos e funcionários farão uma mobilização em frente à unidade de saúde.

“Os médicos completam duas semanas de paralisação e a administração do hospital até o momento não enviou proposta para sanar essa questão. É um verdadeiro descaso com os profissionais e com a população”, afirma o advogado do Simesc, Erial Lopes de Haro.

“Essa situação é inaceitável. Os médicos têm o direito de receber pelo serviço prestado e a população de receber um atendimento digno. Vamos permanecer lutando em busca de uma solução o mais breve possível”, declara o presidente do Simesc Laguna, Odimar Pacheco.

 


  •