#

Por que pensar em Previdência?

É de conhecimento de todos que o conceito de felicidade é amplamente complexo e subjetivo. O fato é que todos queremos ser felizes, indistintamente. O estado de felicidade depende do que escolhemos para nossa vida e que metas traçamos, de modo que o alcance destas metas é algo que certamente contribui para que possamos viver uma vida plena e feliz. E o que isso tem a ver com previdência? Tudo!

Ao final da vida acadêmica e início da fase profissional temos uma certeza: queremos prosperar e ter sucesso. Pensar em quando vamos parar de trabalhar é algo fundamental, de modo que o planejamento financeiro do momento no qual pretendemos nos aposentar é algo que as pessoas deveriam tratar como uma das mais básicas metas dentre as tantas que traçamos. Neste sentido, juntamente com outras formas de investimento, as aposentadorias públicas e privadas devem obrigatoriamente compor essa meta financeira. E se para o trabalhador urbano comum pensar isso já é importante, muito mais para o profissional da medicina. 

O médico pertence à categoria diferenciada para fins previdenciários, notadamente por poder acumular mais de uma atividade laboral, chegando a ter muitas vezes até três vínculos, somando dois na esfera pública e a atuação privada.

Por ser geralmente desenvolvida em ambiente nocivo à saúde, a atividade médica é tratada pela legislação de maneira distinta, o que pode gerar uma contagem diferenciada no tempo de contribuição. Mas é preciso saber que a especialidade da atividade exige prova específica, dependendo da época na qual o serviço foi prestado, circunstância que exige um cuidado especial de modo a preparar adequadamente o momento do requerimento com toda a documentação pertinente, bem como a eventual definição de estratégia de ação.

No âmbito do serviço público, com os regimes próprios de previdência, diversas também foram as alterações legislativas ao longo do tempo, de modo que várias são as possibilidades de aposentadoria, dependendo do momento de admissão e da especialidade médica na qual o profissional atua.

O SIMESC oferece esse importante serviço, levando informação sobre tudo o que envolve o trato com a previdência, com o objetivo maior de trazer ao filiado e seus familiares segurança e eficiência na busca dos melhores benefícios no futuro.

Veja alguns dos serviços que envolvem a Assessoria Previdenciária do SIMESC:

 

  •   Prestação de consultas aos filiados e familiares
  •   Requerimento geral de benefícios geral na esfera administrativa e/ou judicial
  •   Revisões de benefícios
  •   Planejamento previdenciário
  •   Requerimentos de averbação de tempo de contribuição nos diferentes regimes
  •   Reconhecimento da Atividade Especial no serviço público e na atividade privada
  •   Conversão de Tempo Especial em Tempo Comum
  •   Aposentadoria com paridade e integralidade
  •   Acertos de recolhimentos
  •   Restituição de contribuições feitas acima do teto do INSS
  •   Artigos, boletins e informativos no sentido de fomentar o debate, com o objetivo principal de levar informação ao médico e       aos familiares
  •   Representação do SIMESC nas demandas coletivas de interesses da Categoria

 

Mas uma vez o SIMESC reforça o compromisso com a classe, conclamando os médicos catarinenses a fortalecer ainda mais a categoria, de modo a aprimorar e ampliar os serviços e a satisfação plena dos envolvidos.

 

Por Kleber Coelho, advogado da Assessoria Previdenciária do SIMESC

 

Para mais informações e esclarecimentos, procure a Assessoria Previdenciária do SIMESC. Agende atendimento pelos telefones (48) 3223 1060 ou 0800 644 1060 ou E-mailsimesc@simesc.org.br


  •