#

Marcos Rück expõe seus 40 anos de arte em Joinville

Marcos Rück está de volta em casa. Como arquiteto que é, seus olhos brilham com o layout preciso da Galeria Victor Kursancew, mas é seu coração que palpita enquanto faz observações quanto ao piso e à disposição das paredes. Afinal, foi ali que expôs pela primeira vez, 38 anos atrás, sem contar sua trajetória como professor da Casa da Cultura. Nada mais justo, portanto, que celebre as quatro décadas como artista na mais tradicional galeria de arte de Joinville.

“Chronographia” é a exposição que Marcos abre nesta terça-feira (11), às 19h. Com a ajuda do curador Marc Engler, se voltou para o próprio passado para selecionar 18 obras, entre pinturas, desenhos e objetos, que representassem diferentes fases do que produziu entre 1978 e 2018. Dois desses trabalhos nunca foram exibidos em público, e uma tela (“Instante Visual”) é remanescente daquela primeira mostra na Victor Kursancew.

- Além da alegria de voltar a expor aqui, para os alunos da escola é a chance de um passeio didático por diversas técnicas que o artista pode usar – afirma Rück, um autodidata que nunca se prendeu a um único estilo ou suporte.

Sem expor individualmente em Joinville desde 2007 – quando dividiu o anexo 1 do MAJ com o amigo e mestre Mário Timm -, Rück deve muito de “Chronographia” à escritora Simone Nascimento. É ela a autora de “Vida e Obra de Marcos Rück”, biografia lançada em junho durante a 15ª Feira do Livro de Joinville. A exposição é um desdobramento e a contrapartida social da publicação do livro, contemplado no edital do mecenato do Simdec 2017.

- Primeiro, é uma alegria passar a obra do Marcos para o papel, onde, acredito, ficará registrada por muitos anos. Depois, ver as obras selecionadas para o livro serem expostas na galeria tem o sentido de missão cumprida, as obras estão a disposição dos joinvilenses para serem contempladas e analisadas! É muito importante poder contar a história de um grande artista local – enfatiza Simone.

fonte: Rubens Herbst - OCP


  •