#

Simpósio SIMESC reúne médicos e estudantes de Medicina em Tubarão

Os assessores do SIMESC, Erial Lopes de Haro (advogado) e Carla Cavalheiro (jornalista), conduziram na noite de terça-feira (13/11) as palestras do Simpósio SIMESC, realizado no campus da Unisul, em Tubarão. Com o tema publicidade, propaganda e o médico no ambiente digital, o evento reuniu estudantes de medicina e médicos que atuam na cidade. A promoção foi do SIMESC Regional Tubarão em parceria com a coordenadoria e o Centro Acadêmico da instituição de ensino.

“Foi uma excelente oportunidade para nós que já estamos formados e atuando há muito tempo, termos acesso a informações que muitas vezes se perdem na nossa rotina de trabalho. E para os estudantes o alerta de que a regulamentação profissional tem que balizar nossa atuação profissional junto com nossa competência técnica”, afirma o presidente da Regional Tubarão, Eduardo Vieira.

De acordo com o advogado Erial, os médicos precisam estar atentos às regulamentações profissionais. “O médico não deve, por exemplo, realizar consulta por Whatsapp, divulgar algum tipo de atendimento para o qual não tenha o RQE e muito menos, ofertar serviços, terapias ou o que o valha, prometendo garantia de sucesso. O Código de Defesa do Consumidor dá garantias ao paciente, que no caso, é o consumidor do atendimento do médico”, destaca.

A jornalista Carla alertou sobre as posturas dos médicos nos ambientes digitais. “O médico é manchete de jornais seja para o bem ou para o mal e por isso, o profissional não pode se colocar na vala comum de uso de redes sociais e de superexposição. O médico pode até tirar o jaleco para sua vida social, mas o jaleco nunca sai dele. Uma coisa é um cidadão qualquer cometer um erro. Outra, é um médico. Há uma exigência social sobre suas posturas e condutas. Ao médico é preciso uma grande preocupação com sua postura para não afetar sua credibilidade”.

O jornalista Rubens Flôres, da diretoria de Comunicação e Imprensa do SIMESC também participou da atividade.  


  •