#

Saúde de qualidade só se faz com médicos com qualificação comprovada

Ouça o Momento SIMESC AQUI

 

O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), reitera seu posicionamento contrário à presença de intercambistas graduados no exterior atuando no Brasil, sem que tenham comprovado competência técnica por meio da prova Revalida, método de validação de diploma médico estrangeiro.

Desde que foi implantado, o programa Mais Médicos não contemplou sua função de melhorar e ampliar o atendimento à saúde básica do cidadão brasileiro. Pior do que isso, além da exposição da população a profissionais que até hoje não se sabe que tipo de qualificação têm, vimos aumentar quase que de maneira descontrolada os casos de dengue, zika, febre amarela e sífilis, doenças que deveriam ser monitoradas pela atenção básica.

Ademais, em Santa Catarina, levantamento realizado pelo SIMESC, comprovou que os intercambistas estavam lotados em unidades de saúde da Grande Florianópolis e em cidades como Joinville, Blumenau, Chapecó e outras, preferencialmente, próximas ao litoral. Tal situação é um descrédito à proposta do programa, que foi implantado à revelia de um governo sem talento e temeroso à pressão popular, que alegava que o médico brasileiro não queria atender pacientes nos rincões mais distantes do Brasil.

O SIMESC ressalta que não é contra o cidadão cubano e sim contra a forma como eles foram trazidos para o Brasil, um contrato ainda envolto em obscuridades e que, ao que tudo indica, foi responsável por patrocinar o governo ditatorial de Cuba, num acordo firmado entre simpatizantes de mesma prática antidemocrática.

Como tem feito em seus quase 40 anos de existência, o SIMESC está sempre disposto a contribuir para a construção de políticas públicas de saúde adequadas, que garantam saúde de qualidade, garantia de remuneração aos profissionais digna e justa e local de trabalho adequado.

Superamos a fase do espetáculo enganoso. É hora de enfrentarmos a realidade e agirmos com vontade para mudar o quadro que nos é apresentado, que passa obrigatoriamente, pelo reajuste da tabela SUS e carreira de Estado para médicos e outros profissionais da saúde como forma de levar saúde a todos os recantos do nosso grandioso país.

O Brasil merece mais. O cidadão brasileiro merece muito mais. A saúde precisa ser prioridade e tem que ser praticada por quem tem competência comprovada para tal.

Florianópolis, 15 de novembro de 2018.

SIMESC - Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina


  •