#

7 de dezembro – Dia do Cirurgião Plástico

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) instituiu 7 de dezembro como o Dia Nacional do Cirurgião Plástico, data escolhida tendo como referência a fundação da entidade em 1948 e também para alertar para a importância da escolha de um bom profissional na hora de fazer uma cirurgia, tendo em vista que um resultado insatisfatório pode causar danos irreparáveis, tanto para a estética, quanto para a saúde.

A SBCP tem mais de seis mil médicos cirurgiões plásticos credenciados, o que contribui para colocar o Brasil em segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas, com mais de 1,3 milhão de operações realizadas por ano, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps 2014), ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com os dados de 2014 do Isaps, o Brasil também fica em segundo lugar com os procedimentos estéticos como preenchimentos e peelings. A pesquisa aponta ainda que somente no ano da coleta de informações foram realizadas 217 mil lipoaspirações e 185 mil implantes mamários de silicone no país. Os dados demonstram que as operações reparadoras, como em casos de acidentes, cicatrizes ou sequelas de doenças, são comuns no país, mas a busca pela beleza que é o que mais motiva os brasileiros a procurar um cirurgião plástico.

Fonte: SBCP


  •