#

Presépio de Franklin Cascaes é atração no centro da capital

O presépio de Natal na Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis, este ano, o presépio é feito de tecidos, chitas portuguesas e flores tropicais, além de contar com o tradicional uso dos materiais artesanais e naturais como conchas, sementes, fibras, barba de velho e folhas de palmeira.

A montagem do presépio remonta o ano de 1973, quando Franklin Cascaes, historiador e artista plástico, mesclou sua sensibilidade com o amor pela Ilha de Santa Catarina, e criou um presépio que causou admiração na Capital.

O rito se repete até hoje, completando 45 anos de história, sendo que há 25 anos está sob a responsabilidade do artista plástico e mestre presepista Jone Cezar Araújo. Jone mergulhou de cabeça na arte presepista, trazendo para o Brasil cinco prêmios internacionais obtidos da Federação Universal dos Amigos do Presépio, a UN-FOE-PRAE, com sede na Alemanha.

O projeto é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Lei de Incentivo à Cultura por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, com o apoio cultural da Eletrosul.


  •