#

Aprovado PL que aumenta salários dos médicos de Blumenau

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou na quinta-feira (22/7) projeto de lei que aumenta os salários dos médicos da rede municipal de saúde. Eles passarão a receber entre 2,5 e 5 mil reais de acordo com a carga horária cumprida - comprovada por meio de ponto eletrônico -, diferente do parâmetro válido até então, de 12 consultas diárias. A alternativa encontrada pela prefeitura pretende administrar o impasse que se estende desde 2003.
A proposta inclui ainda 'adicional de função' para médicos e cirurgiões dentistas das unidades médico-hospitalares e ambulatoriais do município, equivalente a 100% do valor padrão de vencimento. O benefício depende da regulamentação do Executivo e será calculado de forma proporcional à jornada de trabalho do profissional, limitada a 40 horas/semana. A medida não vale para profissionais ligados à Estratégia Saúde da Família.
Para o presidente regional do SIMESC, Geraldo Alves da Silva, a aprovação do projeto foi o primeiro passo na caminhada por um plano de carreira digno para os médicos de Blumenau. “Quando solicitamos algo e demonstramos união e organização, o conseguimos de forma rápida e segura. Agora temos uma boa base salarial para desenvolver a categoria”, completa.
Alves da Silva acredita que a grande maioria dos médicos está satisfeita. Os especialistas porém, não sabem ao certo o que fazer de momento. O plano de carreira atual não contempla cirurgias realizadas em hospital, para citar um exemplo. Diante do exposto, o presidente regional do SIMESC informa que nos próximos dias serão realizadas reuniões com médicos especialistas e da Estratégia Saúde da Família, para elaboração de propostas de carreira para a categoria. Portanto, o próximo passo no movimento por melhores condições de trabalho em Blumenau, é adequar os especialistas ao trabalho público, com um melhor plano de cargos e salários.


  •