27-01-2009 - Itajaí: Equipe de saúde conscientiza população no Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase

Em frente à antiga Secretaria de Saúde da Rua Itajaí, profissionais da Unidade Sanitária contra a Hanseníase vão distribuir panfletos explicativos sobre a doença. A mobilização fará parte da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, em 28 de janeiro.
A coordenadora da unidade, Cristina Kortmann, afirmou que o material será distribuído também para todas as Unidades Básicas de Saúde que farão a divulgação diretamente nas comunidades. “O objetivo é sensibilizar a população e informar que a doença tem tratamento e pode ser curada”, explica.
A equipe da Unidade Sanitária é composta por médicos, enfermeiros, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e nutricionista. Eles ajudarão na conscientização e informação sobre os sinais e sintomas da Hanseníase, também conhecida como lepra. “A falta de conhecimento ainda causa medo e preconceito nas pessoas”, complementa Cristina. Só no ano passado foram tratados 36 casos em Joinville.
A doença, que é provocada pelo bacilo de Hansen, ataca a pele e os nervos. A transmissão é feita pelo ar e com contato prolongado com os doentes. Os principais sintomas são: dormência na pele, manchas embranquecidas ou avermelhadas, formigamento, queda de pêlos e nódulos. A pessoa, que perceber alguns destes sintomas, deve procurar o médico mais próximo.
Se confirmada a doença, o paciente receberá medicação e terapias que podem durar de seis meses até um ano. O atendimento na unidade de sanitária é feito a partir da 9h e não é necessário agendar. O tratamento é gratuito.

Fonte: Gazeta de Joinville - 27-01-2009


  •