13-03-2009 - Jaraguá do Sul: Mais noves meses de espera

Pacientes que aguardam cirurgias no novo Centro Cirúrgico do Hospital Santo Antônio de Guaramirim terão de procurar outras cidades ou esperar pelo menos nove meses. O prazo de uma gestação é a previsão da secretária municipal de Saúde, Aline Mainardi, para que o setor entre em atividade. São duas etapas que ainda precisam ser cumpridas antes do funcionamento.
A primeira é a aprovação do projeto do hospitalno núcleo de análises arquitetônicas da Secretaria de Estado da Saúde. Esta fase deve demorar em torno de dois meses para ser concluída. A segunda etapa é a vistoria das instalações pela vigilância sanitária. "Quando a planta for aprovada, montaremos os equipamentos e compraremos os que faltam. A vistoria só ocorre com tudo montado", diz. A liberação da vigilância pode demorar em torno de seis meses.
Enquanto a secretaria corre atrás das licenças, será lançado o edital para construção da cobertura, que está apenas com a laje. "Em dias de chuva forte, há goteiras e infiltrações", diz Aline. Hoje, o Hospital Santo Antônio atende a cerca de quatro mil pacientes por mês. 

Fonte: AN Jaraguá do Sul - 13-03-2009


  •