#

04-03-2010 - Se emergência fechar, hospital pagará multa diária

Proposta do Ministério Público Estadual (MPE), em uma ação civil pública, prevê o pagamento de multa diária no valor de R$ 2 mil, caso a emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres seja fechada, o que está previsto para acontecer a partir do próximo dia 20. A multa será paga pela direção do hospital.
De acordo com o promotor Gian Carlo Rosa de Oliveira, a ação foi encaminhada para a Vara da Fazenda na última sexta-feira e aguarda o deferimento do juiz Silvio Orsato. "Esperamos que até o dia 20, a ação já tenha sido julgada", diz. Segundo o promotor, a ação visa garantir o atendimento nos casos de urgência e emergência.
O promotor enfatiza que a prioridade do MPE é garantir o atendimento. "Não estamos reivindicando pagamento para os médicos que trabalham no sobreaviso, esta é uma questão que precisa ser negociada entre a categoria e as entidades responsáveis", salienta.
Durante a noite de hoje o secretário municipal de Saúde, Juliano Polese, a secretária estadual, Carmen Zanotto, o corpo clínico do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, entre outras entidades, se reunirão para tratar do assunto. De acordo com Polese, a expectativa é de que a secretária traga uma proposta para a situação. "Só terei novidades a partir desta reunião". A secretária foi procurada pelo Correio Lageano, mas não foi encontrada.
Enquanto a situação não é resolvida, a emergência funciona sem contar com os médicos do sobreaviso. Quem precisar de atendimento conta apenas com um médico plantonista.
A decisão dos médicos em não mais atender no regime de sobreaviso foi tomada em assembleia na última segunda-feira, onde eles rejeitaram a proposta para participarem de uma comissão de estudo do Nossa Senhora dos Prazeres, para tentar resolver o problema. Se houver o fechamento da emergência, os pacientes terão que ser encaminhados para centros próximos.

Fonte: Correio Lageano - 04-03-2010


  •