#

Médicos: quem generaliza facilita a incompreensão

Em reposta à Opinião divulgada no jornal O Município, no dia 27 de outubro, com o título Médicos de Brusque entre o bem e o mal, o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), representante legal da categoria, tem a esclarecer:

Nosso país vive um momento complicado. Difícil acreditar que séculos se passaram e alguns tentam incorporar a corrupção e a má prática profissional ao nosso modo de ser e de viver. Insistem que o jeitinho brasileiro é genuíno e que está registrado em nosso DNA. Pensamentos pequenos e tacanhos optam pela simplicidade e atribuem a todos os políticos e profissionais melhores remunerados qualificações desonrosas como forma de explicar essa sequência lamentável de escândalos políticos que afetam a economia, o sistema social e a imagem da nossa nação.

Se temos alguns representantes políticos que estão envolvidos em corrupção, bom anotar quem são e lembrar que a cada dois anos temos eleições, tempo em que podemos promover a mudança. Mas não devemos colocar todos os políticos na vala comum.

Entre os profissionais, temos problemas em todas as categorias. O empreiteiro que não entrega a obra no prazo certo ou pior, entrega aquém do que foi contratado. Temos o jornalista, que na pressa de fechar seu conteúdo, faz julgamentos precipitados e esquece de ouvir o outro lado da informação que está prestes a publicar.

O mesmo acontece com nós médicos. Se há erros, vamos apurar! Os médicos também devem ser responsabilizados por seus atos caso eles tenham comprovadamente errado. Mas não é aceitável, primeiro, que haja comparação de remuneração entre profissões distintas. Segundo, que os profissionais sejam desqualificados em sua totalidade por quem sequer conhece a rotina de uma unidade de saúde e que não sabe das condições de trabalho das equipes de saúde.

Há graves problemas de gerenciamento de recursos para a saúde, iniciado pela destinação das verbas do SUS pelo governo federal, passando pelo problema na esfera estadual e desaguando um sem fim de problemas na atenção básica em nossa cidade.

Atribuir aos médicos a responsabilidade pelos problemas na saúde é, além de equivocado, uma maneira de encontrar culpados e julgá-los em praça pública. É raso usar espaço em jornal para comparar profissionais de maneira equivocada, para intimidar os médicos e para promover discórdia e desconfiança.

O cidadão brusquense merece mais. Merece um atendimento de qualidade, que precisa ser sim melhor gerida, com todos seus profissionais bem remunerados, com estrutura adequada e que garanta o direito constitucional de acesso à saúde.

Os médicos de Brusque são bons profissionais. Têm comprovado durante sua atividade diária o compromisso com o juramento de Hipócrates. Os médicos são a categoria profissional mais respeitada no País, de acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha (novembro 2016). E a estes profissionais, o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina reforça o compromisso na representação e defesa. Quem conhece, confia e sabe a verdade.

Brusque, 30 de outubro de 2017

Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina – SIMESC

 Diretoria Regional Brusque

 


  •