#

Joinville: SIMESC participa de reunião com médicos da Maternidade Darcy Vargas

Na noite de terça-feira, 25 de setembro, o SIMESC esteve presente na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, em reunião com médicos para debater a ocorrência da realização de partos por enfermeiros obstetras sem a participação de médicos, situação que pode colocar em risco a saúde dos pacientes.

De acordo com os médicos, alguns enfermeiros estão deixando o médico de fora do trabalho de parto, principalmente no que diz respeito à neonatologia. As atividades dos enfermeiros na Maternidade Darcy Vargas são gerenciadas pelo Regimento Geral do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde, sendo desconhecido pelos médicos o Termo de Convenção com regras específicas para a instituição que possa auxiliar no enfrentamento deste problema. “A administração geral tem que colocar as regras para o ordenamento do serviço”, afirma o advogado Rodrigo Machado Leal, da Assessoria Jurídica do Sindicato. 

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, demonstra preocupação com o problema. “Qualquer mau resultado em alguma atividade dentro da maternidade, a instituição será processada e a direção técnica também. A partir do momento que a diretora técnica tiver conhecimento do que está pactuado e eventualmente não estiver sendo obedecido, cabe à direção como primeira medida dizer que isso tem que ser cumprido. A direção está vulnerável neste momento”.

“A Assessoria Jurídica do SIMESC acompanhará o caso e seus desdobramentos durante as próximas semanas e, se necessário, tomará as medidas legais cabíveis para a solução do problema”, destaca o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Marcelo Rogelin.

“O SIMESC está atento às questões que envolvem o trabalho médico e os esclarecimentos são pertinentes e importantes para que possamos tomar algum tipo de conduta e apoiar os médicos”, declara o presidente da Regional Joinville, Douglas Muniz Barbosa.

Participaram da reunião também a tesoureira da Regional Joinville, Suzana Maria Menezes de Almeida, o jornalista Eduardo Schmidt e o funcionário do Sindicato, Adriano Gazola.


  •