#

SIMESC orienta médicos de Itapema sobre falta de pagamento

Na noite de terça-feira, 23 de outubro, os médicos do Hospital Municipal Santo Antônio, de Itapema participaram de reunião com dirigentes e assessores do SIMESC. Em pauta, o atraso no pagamento dos salários referente ao mês de agosto, a falta de material para a realização de exames e reivindicações a respeito do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), organização social que administra o hospital.

Segundo o diretor técnico do hospital Santo Antônio, Clício José Dezorzi, apesar das dificuldades administrativas que o hospital enfrenta como o fechamento do laboratório de análises clínicas, o corpo clínico não corre risco de ser destituído. “A prefeita Nilza Nilda Simas garantiu que o corpo clínico não será destituído tendo em vista o bom trabalho que temos desempenhado. Temos esse respaldo da prefeita”, garantiu Clício.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, afirma que o primeiro passo é marcar uma audiência com a prefeita de Itapema para que sejam garantidos os prazos legais de pagamento dos salários dos próximos meses. “Vamos ouvir a prefeita e saber quais suas intenções sobre esse caso”, destaca.

Em relação às outras reivindicações relatadas pelos médicos, Cyro garante que questões pontuais e individuais têm como ser debatidas tendo em vista que os médicos têm à disposição uma série de dispositivos jurídicos, conselhos, o próprio Sindicato e outros órgãos competentes: “Nós temos instrumentos legais. E nós temos que usar os mecanismos”, acrescenta Cyro.

O assessor jurídico do SIMESC, Rodrigo Leal, elogiou a união do corpo clínico e afirma que esse apoio é fundamental para o futuro do hospital: “Vocês têm aqui um movimento consistente. Vocês têm que manter isso”, comenta.

Clício Dezorzi, diretor técnico do Hospital Santo Antônio, assumiu o compromisso de entrar em contato com a prefeita de Itapema para agendar uma audiência nas próximas semanas. O vice-presidente do SIMESC, Leopoldo Back, confirma a presença do Sindicato na audiência e alerta para a importância de um documento com reivindicações, que determinará o futuro e o bom funcionamento do hospital. “É importante a formalização de um documento oficial para que a prefeitura esteja ciente do que está acontecendo e principalmente para se precaver de um problema futuro”, diz Leopoldo. O diretor de Assuntos Jurídicos do SIMESC, Marcelo Rogelin, enfatizou aos médicos que os advogados do Sindicato  estão à disposição de todos os filiados.

Participaram da reunião também o jornalista Eduardo Schmidt e a funcionária do Sindicato, Ana Cristina da Silva.


  •