#

20-03-2006 - Médicos de Laguna reclamam do TAC assinado pela Prefeitura

Diretores do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) estiveram reunidos, no dia 16 de março, com médicos da região de Laguna, cujo assunto principal foi o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “O que está nos angustiando é a dispensa dos médicos que atuavam no PSF (Programa Saúde da Família) por força da assinatura do TAC pela Prefeitura de Laguna”, afirmou o Dr. Airton dos Anjos de Moraes, Presidente da Diretoria Regional do SIMESC, contando que o gestor assinou o Termo sem antes negociar com a categoria.
O Presidente do Sindicato, Dr. Cyro Soncini, alertou os médicos que a única solução para esse problema é a negociação com o gestor, o que ainda pode acontecer se houver vontade política, até porque, segundo ele, “ajustamento é um acordo que beneficia a sociedade sem, necessariamente, prejudicar alguém”, nesse caso, os médicos. O Secretário Geral do SIMESC, Dr. João Pedro Carreirão Neto, fez um histórico da implantação do PSF, no país, e afirmou que a Portaria que criou o Programa não especificou qual a carga horária à ser cumprida, entendendo ser uma necessidade a cobertura integral à comunidade assistida. Cabe aos Gestores e equipes contratadas organizarem-se de modo a cumprir esse objetivo.
Na oportunidade, o Tesoureiro Regional do SIMESC, Dr. Vilberto Antônio Felipe, afirmou que os sobreavisos médicos vêm sendo implantados na região por etapa: "nem todas as especialidades estão sendo remuneradas pelo sobreaviso, o que não é adequado". Além dos Drs. Airton e Vilberto, estava presente na reunião o Secretário da DR de Laguna, Dr. Valdir Sérgio Zanatta. O Presidente da Associação Médica local, Dra. Sildja Correa Carvalho Silvestre e a Secretária Municipal da Saúde, Dra. Tanara Cidade, a qual afirmou que receberá o documento contendo as reivindicações dos médicos da região para possível negociação. Representando o SIMESC, estavam os Drs. Cyro, João Pedro e Franz Willy Cruz, além do Presidente Regional de Tubarão, Dr. Akilson Ruano Machado.

Fonte: SIMESC - 20-03-2006


  •