Médicos do Estado aprovam proposta do Governo

             Os médicos que atuam na rede estadual de Saúde decidiram, em Assembléia Geral realizada no dia 19 de julho, na sede da ACM, em Florianópolis, acatar a proposta do COSEMESC (Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina),  favorável aos termos do documento enviado pelo Governo do Estado, onde diz que "com relação à gratificação de atividades médicas em unidades de Emergência (Pronto Socorro) e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), (...) concederá o valor correspondente a 50% do nível 13, referência A (Anexo III) da Lei Complementar 323/2006, aos médicos com efetivo serviço prestado nas áreas críticas acima, e concomitantemente façam no mínimo 80 horas/mês nas respectivas áreas críticas".

        Com essa proposta aceita, resta apenas uma reivindicação da categoria, referente ao PCV (Plano de Carreira e Vencimentos), a ser negociada com o Governo: o reajuste de 200% no piso de R$ 1.200,00 aprovado pela Assembléia Legislativa, em fevereiro, a fim de chegar ao valor do Piso Salarial da FENAM (Federação Nacional dos Médicos), que é R$ 3.353,33.

        Essa questão será discutida em reunião da Comissão de Negociação, formada por representantes do Governo e do COSEMESC, marcada para o dia 16 de agosto.

        Durante a Assembléia, Dr. Cyro Soncini, representante do COSEMESC na Comissão de Negociação, fez uma avaliação da paralisação nos dias 27 e 28 de junho. Segundo ele, o movimento foi um sucesso e chegou a atingir um maior número de médicos que o anterior, realizado nos dias 09 e 10 de maio. Deste vez, a paralisação atingiu 95% da categoria.

        Ao encerrar o evento, o novo Presidente do SIMESC, Dr. João Pedro Carreirão Neto, lembrou que agora, mais do que nunca, é necessária a mobilização da categoria, a fim de conquistar o mais importante item da pauta de reivindicações, que é o Piso Salarial Nacional defendido pela FENAM e pelos Sindicatos Médicos de todo o País.


  •