#

11-10-2008 - Santa Isabel projeta recorde de transplantes hepáticos

O Hospital Santa Isabel realizou 74 transplantes de fígado até o início de novembro e se iguala ao número de procedimentos registrados em 2007. Considerado o mais complexo de se realizar, a expectativa do hospital é chegar a 80 transplantes hepáticos até o fim do ano.
De acordo com a assistente social do Ambulatório de Transplantes do Santa Isabel, Maria Kratz Leite, hoje os transplantes de fígado superam os de rins, anteriormente os mais requisitados. Até o inicio de novembro, 42 cirurgias já foram feitas com doentes renais e outros três procedimentos foram realizados simultaneamente com pâncreas.
O primeiro transplante hepático foi realizado em 2002 e projetou o hospital como pioneiro em Santa Catarina, com cinco operações naquele ano. O aumento de procedimentos acompanha o crescimento no número de doadores no Estado. Para Maria, é importante também investir em campanhas de sensibilização e capacitação dos profissionais que atuam nesta área.
“Durante o ano inteiro realizamos campanhas nas escolas, universidades e hospitais da região. Percebemos que todo o Estado está mais consciente”, observa.

Múltiplos órgãos
No ano passado, Blumenau foi responsável por 22% das 87 doações de múltiplos órgãos em Santa Catarina. Apenas o Hospital Santa Isabel realizou 19 procedimentos. Em 2008, já fez a retirada de múltiplos órgãos de 12 pessoas das 15 que faleceram com morte cerebral na própria unidade.
Ainda em 2007, o Hospital Santa Isabel realizou 133 transplantes de fígado, rins e coração. Nesse mesmo ano, foram transplantados 658 órgãos, no Estado, com destaque para 282 córneas e 190 rins. Santa Catarina liderou o ranking de transplantes do país, com 12,8 doadores de órgãos por milhão de pessoas, enquanto a média nacional é de 6 por milhão e nos países desenvolvidos, varia de 15 a 25 por milhão.
Nas filas de espera do Estado, córneas (839), rins (257) e fígado (67) lideram a lista de órgãos mais requisitados. Em Blumenau, as filas se formam em busca de rins e fígado.

Fonte: Folha de Blumenau - 11-10-2008


  •