19-08-2008 - Óbito e alerta no Oeste de SC

A Vigilância Epidemiológica de Chapecó está monitorando as pessoas que tiveram contato com Luiza da Silva Marin, de dois anos, que morreu no domingo por causa de uma convulsão provocada por meningite, doença que provoca a inflamação das membranas que envolvem e protegem o Sistema Nervoso Central.
Luiza teve vômito, febre e dor de cabeça na madrugada de sábado e foi levada para o Hospital Uniclínicas, em Chapecó. O quadro era estável até uma convulsão, que ocorreu às 10h de sábado. A morte foi às 5h de domingo.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Luiza Trizotto Stormovski, a meningite que atacou Luiza é um tipo bacteriano, mais perigoso do que o viral. Isso porque a ação foi fulminante. O resultado que vai identificar o tipo de meningite deve ser divulgado hoje. Maria Luiza informou que as medidas de proteção já foram tomadas. Os familiares receberam medicação à base de antibióticos. As pessoas que tiveram contato com a criança nas 24 horas anteriores ao seu internamento também serão monitoradas. A coordenadora da Vigilância disse que, normalmente, a contaminação só ocorre depois da manifestação dos sintomas.
Maria Luiza disse que não há risco no retorno às aulas. Ontem, a Escola ficou fechada, em luto. Hoje, as aulas serão retomadas.
- Nossa escola não oferece risco - ressaltou a diretora, Alesssandra Bervig Collares.
A Vigilância Epidemiológica não deve adotar medidas de vacinação da população caso se confirme que é um caso isolado. Maria Luiza disse que desde 1999 não ocorriam óbitos na cidade causados por meningite.

Fique por dentro
Sintomas
Febre alta
Dor de cabeça
Vômitos
Rigidez na nuca
Abatimento
Cansaço
Desânimo
Manchas avermelhadas (em alguns casos)
Transmissão
Por vias aéreas, através do contato com secreções contaminadas, por meio da tosse, fala ou espirro, mãos contaminadas e em ambientes fechados, sem ventilação e com muita gente
Prevenção
Manter a higiene corporal
Lavar sempre as mãos depois de ir ao banheiro
Manter limpos utensílios utilizados pelo doente
Conservar os ambientes limpos, arejados e, se possível, ensolarados
Evitar lugares fechados, mal ventilados e com muita gente
Atenção: Em caso de algum sintoma, procurar atendimento médico
Fonte: Secretaria de Saúde do Estado

Fonte: Diário Catarinense - 19-08-2008


  •