O Sindicato dos Médicos esteve em Lages, no dia 02 de fevereiro de 2010, cumprindo uma extensa agenda de compromissos em defesa dos interesses dos médicos do Corpo Clínico do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Desde o ano de 2009 os médicos reivindicam melhorias nas condições de trabalho e remuneração no setor de Emergência e o justo pagamento pelo sobreaviso médico. Conforme o ofício apresentado à direção do hospital, no dia 19 de novembro de 2009 (vide abaixo), os médicos especialistas, cumprirão o sobreaviso até o dia 28 de fevereiro de 2010, data que está ficando cada vez mais próxima.
Pela manhã os diretores sindicais Cyro Soncini (Presidente), Vânio Lisboa (Vice Presidente), Fernando Pagliosa (Presidente Regional – Lages), juntamente com o Dr. Paulo César da Costa Duarte (Diretor Clínico) e o Dr. Erial Lopes de Haro (advogado SIMESC), reuniram-se com os administradores do hospital – irmã Nelsa Hackbarth (Diretora Geral) e o Sr. Canísio Winkelmann (Diretor Administrativo), tratando destas duas questões. Ainda que os diretores citados tenham reconhecido como justas as reivindicações da categoria, manifestaram-se impossibilitados de atende-las. Mais que isso, informaram ter decido “rescindir parcialmente o convênio 001/2007”, firmado com a Prefeitura de Lages, o que significa inviabilizar os atendimentos dos serviços de urgência e emergência naquele nosocômio, a partir do dia 19 de março de 2010.
No período vespertino as lideranças médicas participaram de audiências com autoridades constituídas da região, alertando-os para a necessidade de atendimento às justas reivindicações dos médicos e também para a gravidade da situação que ora se apresenta. Todos assumiram o compromisso de envidar esforços na busca da necessária solução, ainda que ela “não dependa só de Lages e sim do entendimento de todos os municípios da região serrana” (palavras do Sr. Juliano Polese Branco, Secretário de Saúde de Lages). Além dele, foram visitados o Sr. Osvaldo Uncini, Secretário de Desenvolvimento Regional; Sr. Toni Duarte, Presidente da Câmara dos Vereadores e Sra. Nalu Julio, Coordenadora do Consórcio Intermunicipal de Saúde/AMURES.
À noite, em Assembléia Geral, os médicos foram informados à respeito dos conversações realizadas e, por unanimidade, mantiveram as suas posições.
Encaminhamentos:
A Diretoria Executiva e os médicos de Lages adotarão as seguintes medidas:
- comunicar, por ofício às autoridades serranas (Prefeito de Lages, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, Prefeitos da AMURES, SDR Lages, CIS, Promotoria Pública etc)
- comunicar ao CREMESC
- comunicar à Secretaria de Estado da Saúde
- ampliar o debate, incluindo todos os municípios da região serrana
- informar a comunidade serrana
- manter os médicos mobilizados
- manter aberto o canal de negociação com o hospital
Convocação:
Todos os médicos estão convocados a participar da Sessão Especial da Câmara Municipal de Lages, no dia 22 de fevereiro, quando o assunto em pauta será debatido.
Acompanhe as ações sindicais!
Participe!
A Diretoria
Clique nos links abaixo para visualizar os seguintes arquivos:
Ofício ao Hospital (Sobreaviso)
Ofício ao Hospital (Pronto Socorro)
Ofício 10/10 Hospital ao Diretor Clínico
Ofício 9/10 Hospital ao Prefeito