08-05-2009 - Médicos de São Miguel do Oeste solicitam visita do COSEMESC no município

Cerca de 50 médicos participaram da reunião realizada, no dia 30 de abril, pelo Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina (COSEMESC), representado na ocasião, pelos três presidentes das entidades que o constituem os Drs. João Pedro Carreirão Neto, do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Genoir Simoni, da Associação Catarinense de Medicina (ACM), e Rodrigo Jorge da Luz Bertoncini, do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CREMESC), em São Miguel do Oeste. O COSEMESC foi convidado, pelos médicos da cidade, para fazer alguns esclarecimentos sobre a situação do Hospital Regional (em construção) e a instituição de uma escola médica no município.
Paralelo, houve uma reunião, na qual o Dr. Rodrigo Jorge da Luz Bertoncini, explanou sobre as Condutas Éticas aos presentes. Dando continuidade, o Dr. Genoir Simoni fez uma apresentação sobre a Realidade das Escolas Médicas de Santa Catarina.
Segundo Dr. João Pedro Carreirão Neto, o objetivo da reunião não era criticar a criação de uma nova escola na região, mas sim informa-los das dificuldades de ativá-la e mantê-la. A necessidade social deve determinar a criação escola médica e não o interesse financeiro.
A segunda parte da reunião tratou das Terceirizações nos Serviços Públicos, assunto ministrado pelo presidente do SIMESC, que apresentou a Decisão Judicial, de 27 de março de 2009, da juíza Trabalho Ângela Maria Konrath, a qual condena a terceirização e a contratação sem concurso público na saúde. Informou que o Estado foi condenado por duas vezes, já que está decisão é de 2005.
O Presidente do SIMESC informou que a reunião foi muito boa e que os médicos presentes participaram ativamente com vários questionamentos e ficaram muito gratos com a presença do COSEMESC.
Os médicos de Maravilha, presentes na reunião, convidaram O COSEMESC para visitar o hospital do município, reequipado incluindo uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recem-inaugurada, mas que ainda não está funcionando por falta de equipe de trabalho.
Segundo o presidente da regional do SIMESC em Extremo Oeste, Dr. Romar Virgílio Pagliarin Junior, atividades como essas (visita da COSEMESC) aproximam os colegas que conseguem expor suas dificuldades regionais e ajudam a estruturar ainda mais a entidade representativa neste colégio. “O evento era muito esperado em nossa região. Contou com aproximadamente 1/3 dos médicos em atuação aqui na nossa regional. Ficamos gratos por mais esta participação do COSEMESC que já nos deixa saudosos”.

Fonte: SIMESC - 08-05-2009

Jornalista Simone Bastos


  •