#

Regional de São José reabre a emergência

Após cinco meses de atraso, a emergência do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, será reinaugurada na próxima segunda-feira. Nos 10 meses em que a ala permaneceu fechada para a realização das obras, o hospital deixou de atender 500 pacientes por dia.
O setor de emergência do Regional foi fechado no dia 13 de março do ano passado e deveria ter sido reinaugurado após 150 dias de obra. O diretor do hospital, Jorge Coelho, explicou que a reforma atrasou principalmente devido a “problemas com fornecedores”.
Além disso, foi preciso fazer o estaqueamento do solo na área em que foi construída a recepção. O estaqueamento não estava previsto.
Com a reforma, que custou R$ 1 milhão, o setor foi ampliado de 800 metros quadrados para 1,5 mil metros quadrados. A principal mudança, porém, está no novo modo de atendimento do setor.
O paciente que chegar espontaneamente será entrevistado e poderá ser encaminhado para postos de saúde. Nestes casos, não será atendido no hospital. Aqueles que chegarem com traumas mais sérios serão atendidos no setor, que ganhou duas salas cirúrgicas e uma unidade de reanimação com quatro leitos, evitando que os pacientes precisem esperar pela liberação de leito na UTI.
Antes de a reforma ser realizada, o setor atendia 800 pessoas diariamente. Com a implantação do novo sistema, o número deve ser reduzido.
– O objetivo não é aumentar a quantidade, mas melhorar a qualidade do atendimento – disse Jorge Coelho.
Durante as obras, 300 pacientes em estado de emergência foram atendidos por dia no setor de cardiologia do hospital. Desde que o Regional foi inaugurado, há 22 anos, esta foi a primeira reforma feita no setor.

Fonte: DC - 21-01-2009


  •