#

Médico de Joinville adota cultivo de bonsai como estilo de vida

Além de muito estudo e cuidados como poda e adubação, o cultivo de bonsai exige muita paciência e habilidade artística. E foi nessa arte que o anestesiologista Tomio Tomita, de Joinville, descobriu um estilo de vida.

Tomio conta que após concluir sua jornada acadêmica, procurou por um hobby que sempre lhe chamou a atenção.

“Na minha vida acadêmica sempre tive interesse em botânica. O que me deixava extremamente satisfeito era o contato com a natureza, mas não foi esta a escolha que tive para a minha formação universitária. Assim, após a minha conclusão da faculdade, escolhi a Arte do Bonsai principalmente devido à influência dos meus ancestrais e também a curiosidade de como se poderia colocar uma grande arvore dentro de um pequeno vaso”, comenta o médico.

Fez muitas pesquisas sobre o bonsai no Japão, participou de vários cursos, período em que observou a dificuldade em conseguir os materiais para a atividade.

Tomio começou a ministrar cursos básicos em sua casa e a participar de exposições tal qual a Festa das Flores, de Joinville.

Com o tempo, o espaço tornou-se pequeno, e em meados de 2000 inaugurou sua loja, a Nipon Bonsai, que hoje é uma das maiores empresas do ramo no país.

O médico também realiza anualmente em Joinville o Encontro Nipon Bonsai, quando são realizados workshops, demonstrações de técnicas, concursos e aulas teóricas.

“Foi desta maneira que consegui extravasar todo o stress desta nossa vida médica”, afirma o proprietário da Nipon Bonsai.

Tomio Tomita mora e atua em Joinville e é médico filiado ao SIMESC.

 

Quer indicar uma médica ou médico que tenha destaque em outra área além da saúde? Envie um E-mail para imprensa@simesc.org.br


  •