#

SIMESC participa do 1º Mutirão da Diabetes dia 18 de novembro

A presidente do SIMESC Regional Joinville e endocrinologista, Tanise Balvedi Damas, representa o Sindicato no dia 18 de novembro, quando ocorre o 1º Mutirão do Diabetes de Joinville. O evento é um desdobramento do Dia Mundial do Diabetes, comemora em 14 de novembro, e vai reunir médicos em uma campanha de divulgação sobre a retinopatia diabética.

Das 8h às 12h serão triadas até 300 pessoas para orientação e prevenção das complicações do diabetes que podem levar a cegueira. Na sede da Sociedade Joinvilense de Medicina serão realizados gratuitamente procedimentos especializados como avaliação do fundo de olho, que nos casos indicados serão encaminhados para o tratamento com laser da retina pela Secretaria de Saúde de Joinville. Também serão realizadas aferição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal (IMC) e glicemia.

O evento é destinado exclusivamente para pessoas diabéticas e é uma realização da Sociedade Joinvilense de Medicina em parceria com a Sociedade Catarinense de Oftalmologia.

 O portador de diabetes tem 25 vezes mais chances de desenvolver a cegueira comparada ao restante da população. Com o passar dos anos, o portador apresenta alterações nos pequenos vasos sanguíneos em decorrência dos níveis altos de glicose. Na circulação sanguínea, estas alterações afetam rins, nervos periféricos e principalmente os olhos, causando a retinopatia diabética que pode levar à perda visual total e irreversível se não for tratada a tempo.

Todo diabético deve realizar exames de fundo de olho anualmente. Caso a retinopatia diabética seja detectada, o acompanhamento deve ser rigoroso e de acordo com o quadro clínico geral do paciente.


  •