#

Residente, sabia que o SIMESC é fundamental para a nossa profissão?

O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), é o representante legal dos médicos e em sua estrutura, tem uma diretoria específica para atender os residentes.  Desde julho deste ano, o cirurgião oncológico, Marcelo Araújo Vieira Angeloassumiu a diretoria de Apoio ao Médico Pós-Graduando e está à frente dos trabalhos de aproximação, orientação e defesa dos jovens médicos.

Marcelo explica que em caso de dúvidas envolvendo preceptoria, carga horária, remuneração, condições de trabalho, direitos e deveres e tudo o que estiver relacionado à residência, o médico pode acionar o SIMESC, que além de contar com uma diretoria experiente, tem o suporte de assessores jurídicos, contábeis, previdenciários e de imprensa para o atendimento de demandas desta área.

“Acredito que a diretoria de Apoio ao Médico Pós-Graduando deve atuar em favor dos residentes, principalmente em situações cada vez mais frequentes como falta de orientação adequada dentro dos serviços. Considero que a residência médica é uma troca. Os preceptores devem promover o aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos residentes enquanto estes ajudam no andamento dos serviços. Quando os serviços estão mal estruturados geralmente essa troca fica prejudicada”, comenta.

Mais sobre o diretor

Marcelo Araújo Vieira Angelo é formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fez residência em cirurgia geral no Hospital Universitário da UFSC e residência de cirurgia oncológica no A.C. Camargo Câncer Center, em São Paulo

O jovem de 32 anos trocou a opção da engenharia, pela medicina motivado pelo exemplo do pai, o médico sanitarista Márcio Vieira Angelo, mas não se arrepende da escolha. “Mudei minha opção na última hora e acho que fui muito feliz. Ser médico é sempre um grande desafio e exige muita dedicação, mas vale a pena”.

Como diretor do SIMESC tem como compromisso bem representar os residentes, incluindo participação nas reuniões da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) e contato com a Associação Catarinense de Médico Residente (ACMR). “Quanto mais unidos, mais poderemos contribuir. O jovem médico merece ser respeitado e o SIMESC quer auxiliar para que este início de carreira seja o melhor possível”, comenta.

Valor especial

O médico residente tem desconto no valor integral da contribuição associativa do SIMESC (R$ 102 o semestre). O filiado tem direito aos serviços de Defensoria Médica 24 horas (advogado de plantão no celular para atender emergências), Plantão de Diretoria (diretor médico disponível para atender o telefone) e serviços das assessorias jurídicas, contábil e previdenciária.

 

  •