#

Merísio confirma Cristina Pires Pauluci na SES

Em almoço com dirigentes médicos na segunda-feira, 22 de outubro, o candidato ao governo do Estado de Santa Catarina, Gelson Merísio, anunciou o nome da médica Cristina Pires Pauluci para ocupar o cargo de secretária Estadual de Saúde caso ele vença as eleições no próximo domingo (28/10). “Ela é funcionária de carreira da SES, é médica e está há muitos anos envolvida com as questões dos hospitais e de tudo o que diz respeito à pasta”, destacou o candidato. O Comandante Moisés, que concorre com Merísio no segundo turno, também foi convidado para um encontro com os dirigentes médicos mas não conseguiu espaço em sua agenda de campanha.

Merísio esteve no encontro, realizado na Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis acompanhado de seu candidato a vice-governador, João Paulo Kleinübing, que já ocupou a pasta da Saúde e reconhece os desafios do setor. O senador eleito, Esperidião Amin e seu suplente, o médico Geraldo Althoff também acompanharam a comitiva.

“O Estado tem questões em haver com os médicos que atuam em Santa Catarina, independente do modelo de unidade de saúde, seja ela pública, privada ou filantrópica. Mas comecemos a falar sobre a saúde. Se o próximo governador conseguir manter a meta de progressão de investimentos – chegando a 15% em 2019, teremos um grande avanço. E esse tem que ser o mínimo porque sabemos que muitas vezes precisamos de muito mais. As questões que envolvem os diretamente os médicos do Estado são o Piso Fenam - uma proposta que o governo não conseguiu cumprir, ajustes na RPM, a hora plantão e sobreaviso e as contratações terceirizadas. Temos que colocar na conta também as condições de trabalho. São reivindicações antigas que precisam de atenção”, destaca o presidente do SIMESC, Cyro Soncini.

Representando o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM/SC), Anastácio Kotizias Neto reforçou o pedido do presidente do SIMESC e frisou que as causas da saúde devem estar acompanhadas de olhar atento dos gestores. Para o presidente a ACM, Ademar Paes Júnior, um dos pedidos da Entidade é o duodécimo para a saúde, posicionamento que foi acatado pelo candidato.

O encontro com os candidatos ao segundo turno das eleições em Santa Catarina foi programado pelas entidades médicas antes dos nomes confirmados. “Sempre tivemos a ideia de que é preciso conversar para sabermos o perfil de cada um e o que propõem para a nossa área de atuação. Dentro de nossas entidades há médicos que votam para os dois lados e nossa proposta é firmarmos a palavra de que a saúde precisa ser prioridade em nosso Estado”, comenta Cyro.


  •