#

COSEMESC realiza segunda reunião de 2019

Representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) e Associação Catarinense de Medicina (ACM), participaram na terça-feira (26/02), na sede da ACM, da segunda reunião de 2019 do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC).

 

Vários temas foram abordados no encontro. A participação da Associação Catarinense de Médicos Residentes (ACMR) como integrante do COSEMESC, foi aprovada por unanimidade. O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, relatou as ações desenvolvidas pelo Sindicato em relação à abertura da UPA Continente e a contratação de médicos via pessoa jurídica por parte da organização social Mahatma Gandhi, empresa contratada pela prefeitura de Florianópolis. O SIMESC manifestou-se por meio de entrevistas, notas em jornais e comercial em rádios. “Nosso papel é defender o médico” declarou Cyro.

 

A resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) 2227/2018, que trata da telemedicina, também foi abordada na reunião. É consenso entre gestores das entidades que o tema precisa ser rediscutido e aprimorado, principalmente pelo próprio CFM.

 

A exposição na mídia de profissionais da medicina alvo de investigações, foi outro tema do encontro. Para o presidente do CRM, Marcelo Linhares, é necessária muita serenidade na avaliação de cada caso, tendo em vista que a reputação do profissional pode ter prejuízos permanentes caso a acusação não seja comprovada.

 

A visita do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta a Santa Catarina mereceu considerações do presidente da ACM, Ademar Paes Júnior. No encontro com o ministro ficou a certeza do respeito depositado no modelo catarinense da Saúde. “Mandetta elogiou a bancada catarinense, incansável na busca de recursos para o Estado” declarou Ademar.

 

A discussão de mecanismos para avaliar de maneira mais eficiente os profissionais da medicina também foi abordada. Para o vice-presidente do CRM, Daniel Knaben, “o mesmo médico, no mesmo hospital tem obrigações diferentes, por isso apenas o ponto como instrumento de avaliação precisa ser revisto”.

 

O Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina (FEMESC), que será realizado nos dias 05 e 06 de julho, em Brusque, recebeu sugestões que serão aprimoradas nos próximos encontros.

 

Além de Cyro Soncini participaram pelo SIMESC, o secretário geral, Roman Leon Gieburowski Júnior, o diretor adjunto de assuntos jurídicos, André Mendes Arent e a diretora de assuntos sociais e culturais, Eliane Soncini.


  •