#

Curso reúne obstetras e ginecologistas para tratar de seguro e direito médico

Médicos do Sul do Estado participaram nesta quarta-feira (26/06), em Tubarão do curso Direito Médico na Obstetrícia e Ginecologia e o Seguro Médico, promovido pelo SIMESC Regional Tubarão. A especialidade é a mais processada do Brasil.

No encontro, o advogado do Sindicato dos Médicos discutiu com os participantes decisões judiciais envolvendo a ginecologia e obstetrícia e destacou os riscos, especialmente na atuação do obstetra plantonista.

"Toda atuação médica tem potencial risco no mundo jurídico, especialmente dentro da ginecologia e obstetrícia, devendo o médico resguardar-se de forma efetiva, adotando termo de consentimento informado e preenchendo completa e adequadamente o prontuário édico. O seguro de responsabilidade civil torna-se medida inafastável”, orienta o advogado.

Celso Santolin, da Santolin Seguros, esclareceu dúvidas a respeito do seguro de responsabilidade civil, especialmente por tratar-se de produto relativamente novo na área médica. "A contratação do seguro além de ser necessária para proteção patrimonial, deve ser feita por agente especializado, sob pena da contratação frustrar as expectativas do médico. Por essa razão o SIMESC se fortalece com as parcerias que tem nessa operação”, declarou.

Para a tesoureira do SIMESC Regional Tubarão que também é obstetra, Angela Mendes Bergamo, o curso foi produtivo.“O tema gera muito interesse na nossa especialidade. Foi de grande valia poder discutir os casos do nosso dia de trabalho com profissional de extrema capacidade”, avaliou.


  •