#

Confira as principais ações da Gestão 2018-2021

A Gestão 2018-2021 tem atuado baseada em cinco pontos:

 

O SIMESC É SANTA CATARINA

Quando assumimos para o mandato, no dia 13 de julho de 2018, o SIMESC tinha eleito somente seis das 22 diretorias regionais previstas em Estatuto. Em julho de 2019, 21 diretorias regionais estavam reestruturadas e com diretores médicos atuando em todas as regiões do Estado. A única regional faltante é a de Mafra, que em breve será reabilitada. Também em julho de 2019, em assembleia geral, os dirigentes do Sindicato aprovaram a criação da Regional Concórdia sob a justificativa de atendimento aos aproximados 170 médicos que atuam naquela cidade e região. Em um ano, o SIMESC realizou 39 reuniões ordinárias em Florianópolis e esteve presente em 21 cidades para reuniões com médicos e dirigentes da Entidade, num total de 30 viagens.

 

AÇÕES E REPRESENTAÇÕES PRÓPRIAS DE UM SINDICATO

Nessa nova gestão, foram reabilitados os contatos com os estudantes de Medicina e reforço do propósito de cobrar qualidade do ensino médico no Estado. Foi firmada parceria com a Associação Catarinense dos Médicos Residentes (ACMR) para apoiar e dar atenção aos médicos em pós-graduação. Foram realizadas reuniões de trabalho com a Secretaria de Estado da Saúde, secretarias municipais, diretorias de hospitais, diretores técnicos de clínicas particulares, articulação com operador de plano de saúde, além do atendimento individualizado de algumas especialidades como por exemplo, os médicos peritos. Foram promovidas ações coletivas de trabalho para médicos do Hospital Universitário (HU/UFSC), médicos concursados do Estado e profissionais que não conseguiram receber rescisões de contrato com organização social. Com crescentes conflitos entre médicos e operadoras de planos de saúde, em julho de 2019, em assembleia geral, os dirigentes do SIMESC aprovaram a criação da Diretoria de Saúde Suplementar. A Assessoria Jurídica também acionou a justiça para defender médicos que não conseguem receber por serviços prestados à operadora de plano de saúde. O SIMESC é filiado à Federação Médica Brasileira, com participação efetiva de dois representantes na entidade nacional.

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

A Gestão 2018-2021 do SIMESC ampliou suas ações aos médicos filiados. A Assessoria Jurídico trabalhista tem promovido ações judiciais como forma de garantir, por exemplo, remuneração de acordo com a legislação vigente e reabilitação de abonos desabilitados de médicos. Os advogados da área de Direito Médico, garantiram a absolvição de 85 médicos, incluindo ações que tramitaram no Conselho Regional de Medicina. Esses mesmos advogados cumprem extensa agenda de cursos, palestras e aulas de Direito Médico com enfoque na prevenção da atuação profissional. O SIMESC reforçou sua atuaçãopara médico pessoa jurídica tendo em vista as novas relações e vínculos trabalhistas. A comunicação com os médicos foi ampliada principalmente no ambiente digital, uma forma mais ágil de informar sobre as atividades realizadas. A Assessoria Contábil ampliou seu trabalho de realizar gratuitamente a declaração anual de Imposto de Renda e estabelece calendário de produção de conteúdo informativo para orientar os médicos sobre as práticas contábeis para seus consultórios e também para os autônomos. A Assessoria Previdenciária do SIMESC está mais presente na vida dos médicos com atendimento personalizado e atendimento às dúvidas principalmente pelos nossos canais de comunicação digital. Foi colocado em prática o projeto “A Previdência vai até você”, que desloca advogados previdenciários para as regionais SIMESC para atendimento individualizado e palestras. O SIMESC Plus, plano de benefícios para os médicos tem sido ampliado e tem descontos em cursos, em shows e peças de teatro, hotéis, agência de turismo e em serviços que agilizam a rotina da vida dos médicos.

 

EQUILÍBRIO ECONÔMICO FINANCEIRO

A Gestão 2018-2021 assumiu sem poder contar com o recolhimento da contribuição sindical, valor que representava aproximadamente 15% da arrecadação anual da Entidade. Para poder manter as atividades, os gestores promoveram novas formas de repartição dos recursos com as diretorias regionais, tem negociado com os bancos melhores tarifas e implementado na rotina diária redução de uso de recursos e despesas para melhor aproveitamento dos recursos. Em um ano de mandato, foi possível estancar a saída de médicos filiados e foi intensificada a busca dos recursos dos profissionais inadimplentes e incentivada a filiação.

 

PROTAGONISMO

O SIMESC mantém seu compromisso de defender os médicos e a Medicina. Manifesta-se sobre fatos que envolvem a saúde e também a sociedade como um todo, mantendo vigilância às ações políticas que interferem no comportamento social. Para incentivar a participação, seus dirigentes na sede em Florianópolis mantém contato frequente com os dirigentes regionais, que também participam das atividades por meio de transmissão on line das reuniões de diretoria executiva. Para promover acesso aos médicos em todas as regiões do Estado, o SIMESC está reabilitando as sedes regionais. Para tanto, inaugurou sede compartilhada entre as regionais Itajaí e Balneário Camboriú e projeta reabrir uma sede compartilhada na região Oeste de Santa Catarina. 


  •