#

Servidor público que atua com atividade especial tem direito ao abono de permanência quando completar 25 anos de tempo de contribuição

Tem mais dúvidas sobre esse assunto? Faça contato pelo 0800 644 1060 ou simesc@simesc.org.br e converse diretamente com o advogado previdenciário do SIMESC, Kleber Coelho.

A Constituição Federal garante o pagamento de abono permanência ao servidor que tenha adimplido os requisitos para aposentadoria voluntária e permaneça em atividade.

Quanto à aposentadoria voluntária, é sabido que o servidor público inserido em atividade com exposição à ambiente nocivo tem tratamento diferenciado em relação à concessão do benefício, podendo decidir pela inatividade com 25 anos de tempo de contribuição, independentemente de idade mínima.

Entretanto, o benefício de aposentadoria especial não tem se mostrado o mais vantajoso na grande maioria dos casos, notadamente aos que tem direito aos proventos calculados com integralidade (valor equivalente à última remuneração) e paridade (reajustes conforme servidores ativos), já que a aposentadoria especial é concedida com cálculo baseado na média, conforme previsto para as aposentadorias do RGPS/INSS.

Por outro lado, mesmo que eventualmente não exerça o direito de requerer a aposentadoria especial, o servidor pode continuar em atividade e passar a receber o abono de permanência, já que a aposentadoria especial é uma modalidade de aposentadoria voluntária por tempo de contribuição.

O texto constitucional não faz nenhuma distinção à modalidade de aposentadoria voluntária que enseja o direito ao abono. O grande problema é que a administração pública invariavelmente considera devido o abono apenas quando preenchidos os requisitos para aposentadoria voluntária por tempo de contribuição “comum” e não especial.

A Turma Recursal da Justiça Federal de Santa Catarina tem de maneira reiterada decidido no sentido de garantir a benesse ao servidor inserido neste contexto. E é importante que se diga: o fato de receber o abono de permanência aos 25 anos de atividade especial não vincula a aposentadoria futura à esta modalidade, podendo o servidor optar pela mais vantajosa no momento do afastamento. Inclusive o servidor que já tenha se afastado pela modalidade de aposentadoria voluntária comum há menos de 5 anos e que exerceu atividade especial por 25 anos ou mais tem o direito de demandar judicialmente a cobrança de atrasados devidos a título de abono de permanência, limitados à 5 anos de atrasados contados da data do ajuizamento da demanda.

Muitos servidores, desavisados, acabam por ceder às arbitrariedades praticadas pelo governo, mas é importante que se busque o devido esclarecimento sempre que estiver diante de uma situação como a aqui relatada, de modo a fazer valer seus direitos.


  •