#

COSEMESC: Dirigentes recebem obstetras e pediatras em reunião

A reunião do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC), realizada nesta terça-feira (17/09), na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM), contou com a participação dos representantes da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de Santa Catarina (Sogisc), da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) e do deputado estadual, Vicente Caropreso.

Os dirigentes das entidades e os médicos convidados debateram sobre o anúncio da criação de uma Casa de Parto Natural, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis. Os profissionais reafirmaram a preocupação com a segurança de crianças e mães com os partos realizados fora do ambiente hospitalar, sem médicos.

Diversas estratégias de atuação para conscientização da população e autoridades alertando sobre os riscos da medida foram definidas. Também foi acordado que o Sindicato dos Médicos (SIMESC), representante legal da categoria, provocará as instâncias devidas para impedir a instalação da casa.

“Temos uma luta longa pela frente e vamos desempenhar as ações gradativamente. O importante é não deixarmos de buscar soluções para proteger crianças e mães”, comentou o presidente do SIMESC e coordenador do COSEMESC, Cyro Soncini.

“Infelizmente a visão da sociedade está equivocada quando acreditam que o parto fora do hospital é uma maneira de empoderar as mulheres. O que precisam entender é que se algo sair do controle a criança poderá ser muito prejudicada”, acrescentou o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), Marcelo Neves Linhares.

O deputado estadual, Vicente Caropreso, se colocou à disposição para auxiliar os médicos no que couber.

Homenagem aos médicos

Vicente Caropreso pediu que as entidades médicas indiquem nomes de colegas que mereçam alguma lembrança para serem homenageados no dia 6 de novembro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em uma sessão solene ao Dia do Médico.

“É um momento de valorizarmos os médicos e nada mais justo do que as Entidades para fazerem as indicações. Queremos fazer um belo evento e contamos com a contribuição de vocês”, afirmou o deputado.

Também relacionado ao Dia do Médico, o presidente da ACM, Ademar José de Oliveira Paes Junior, convidou os presentes para participarem do SUMMIT ACM, nos dias 17 e de 18 de outubro. “ É um evento que vai integrar médicos, CEOs da tecnologia, profissionais da saúde e lideranças para falar sobre desafios e propostas de inovação que visam ao desenvolvimento da medicina e da sociedade. Vale a pena participar”, salientou.

Participaram da reunião: Cyro Soncini (presidente SIMESC), Leopoldo Back (vice-presidente SIMESC), Roman Leon Gieburowski Junior (secretário geral SIMESC), Douglas Muniz Barbosa (diretor de Apoio ao Médico Pós-Graduando SIMESC), Marcelo Neves Linhares (presidente CRM-SC), Daniel Knabben Ortellado (vice-presidente CRM-SC), Juliano Pereima (conselheiro CRM-SC), José Eduardo Coutinho Goés (conselheiro CRM – SC), Ademar José de Oliveira Paes Junior (presidente ACM), Ernani Lange de S.Thiago (diretor de comunicação ACM), Jorge Saab (presidente Acamesc), Jean Louis Maillard (presidente Sogisc), Ricardo Maia Samways (vice-presidente Sogisc), Rosamaria Medeiros e Silva ( presidente SCP), Lissandra da Silva Mafra Andujar (diretora da SCP), Leila Denise Cesario Pereira (conselheira fiscal SCP).

A próxima reunião do COSEMESC será realizada no dia 22 de outubro, no CRM.


  •