#

SIMESC reúne-se com acadêmicos da Unisul Pedra Branca

Na manhã de sexta-feira, 27 de outubro, dirigentes e assessores do SIMESC participaram na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul/Pedra Branca), de reunião de apresentação da entidade aos estudantes do 11º e 12º período do curso de Medicina.

A proposta da reunião, que teve a condução do diretor de Apoio ao Graduando do SIMESC, Odi José Oleiniscki, foi apresentar os serviços que o SIMESC oferece a toda categoria médica no desenvolver das suas atividades profissionais e principalmente, orientar no que diz respeito aos aspectos de defesa. “É importante que os futuros médicos conheçam as questões que envolvem a publicidade e propaganda, seus direitos do ponto de vista previdenciário, jurídico e principalmente, a importância de defendê-los no ponto de vista ético”, disse.

A diretora de Assuntos Sociais e Culturais, Eliane Soncini, conversou com os acadêmicos sobre a importância de se respeitar os valores da profissão e a importância do acesso especializado na área médica: “Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 1600% em processos contra médicos no Brasil. Portanto, é muito importante que vocês estejam respaldados judicialmente com profissionais que atuam e tenham experiência na área médica, e isso o SIMESC pode oferecer para todos seus filiados”.

O advogado previdenciário, Thiago Pawlick Martins, falou sobre a importância de ter um planejamento previdenciário desde os primeiros anos de formação. “ É preciso se organizar e este é o momento certo, saindo da universidade e entrando no mercado de trabalho. E lembre sempre de contribuir ou para o regime geral (INSS) ou para regimes próprios de previdência, pois essa é uma vantagem de ser uma exceção da constituição”.

A advogada Vanessa Vieira Lisboa ressaltou a importância da Assessoria Jurídica no que diz respeito à defesa do médico, que defende o médico no Conselho Regional de Medicina (CRM), nas esferas civil e criminal. Com o aumento alarmante de processos envolvendo médicos nos últimos anos, Vanessa alerta para a importância do prontuário médico: “Anotem tudo o que vocês puderem anotar. O prontuário é a maior defesa que vocês têm”.

Outro assunto debatido na reunião foi a questão do direito do trabalho, sobretudo no que tange ao direito coletivo. O advogado Alberto Gonçalves explica a importância da atuação do Sindicato nestes momentos. “O médico não quer ser indispor com o seu empregador, portanto é importante uma ação coletiva para que o sindicato atue respaldado pela lei em todas as questões inerentes às relações de trabalho para o melhor benefício do médico”, exemplificou.

A jornalista Carla Cavalheiro comentou sobre os trabalhos realizados pela comunicação do SIMESC e deixou o conselho para que os médicos cuidem da imagem. “Em um avião ninguém pergunta: “algum jornalista a bordo”, mas sim se há algum médico a bordo para atender um passageiro com problemas. Portanto, onde quer que vocês estejam, vocês são médicos. Cuidem disso. É muito esforço passar no vestibular, cursar seis anos, fazer uma especialização e verdadeiramente iniciar uma carreira próximo aos 30 anos depois de tanto esforço. Não joguem isso fora e nem desprezem. A profissão de vocês é muito importante”.

Também participaram da reunião o jornalista Eduardo Schmidt, a coordenadora administrativa Juliana da Silva e o funcionário Adriano Gazolla.


  •