#

SIMESC reúne-se com formandos da Unisul Tubarão

Aproximadamente 40 acadêmicos do 12º período do curso de medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul/Tubarão), participaram na manhã desta segunda-feira (28/10), de reunião com representantes do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), na Universidade.

O encontro foi comandado pelo presidente da entidade, Cyro Soncini, e teve como objetivo apresentar aos futuros médicos os serviços oferecidos pelo Sindicato, especialmente no que diz respeito à defesa da categoria. “Por entender as peculiaridades da profissão, disponibilizamos via telefone o plantão de Diretoria e Jurídico para auxiliar o médico em situações incomuns. O médico sempre terá um diretor ou advogado para orientá-lo”.

O assessor jurídico, Erial Lopes de Haro, chamou atenção para o aumento de processos envolvendo médicos e da importância de contar com a defesa especializada, disponibilizada sem custo de honorário advocatício, pelo Sindicato. “Se o filiado precisar de defesa em qualquer região do país, nós estaremos lá para atendê-lo. Além disso, estamos à disposição para auxiliar na prevenção. Em caso de dúvidas não deixem de nos procurar”, declarou ao orientar também a importância de se contratar um seguro de responsabilidade civil.

A jornalista Camila Spolti reafirmou sobre a importância da prevenção, especialmente no que diz respeito à publicidade e propaganda. “O Conselho Federal de Medicina é rígido quanto as suas normas. Antes de criar uma página nas redes sociais ou um site, por exemplo, entrem em contato conosco”, sugeriu.

A diretora de Assuntos Sociais e Culturais, Eliane Soncini, compartilhou que quando estudante não teve a oportunidade de conhecer e usufruir dos benefícios do Sindicato e recomendou que todos filiem-se. “Vocês desde já podem receber orientações para assinatura de contratos de trabalho, funcionamento da residência médica, entre outros. Não deixem de contar com esse apoio no início de suas carreiras.

A conselheira fiscal, Juliane Ferrari, comentou sobre a importância de pensar no coletivo. “Além dos benefícios individuais é importante lembrar que juntos teremos um Sindicato mais representativo para lutar por melhores condições de trabalho, remuneração e uma saúde pública com melhor qualidade”.

A tesoureira do SIMESC Regional Tubarão, Angela Mendes Bergamo, relatou aos alunos que sempre que os médicos da região precisaram de ajuda puderam contar com o SIMESC e que a união da categoria é indispensável “Saímos da universidade muito focados no mercado de trabalho, mas para o cenário da medicina começar a melhorar precisamos agir como coletivo. Convido a todos para buscarem um pouco mais sobre o SIMESC e filiarem-se”.

O presidente Regional, Eduardo Debom Vieira, encerrou a reunião reforçando a finalidade do Sindicato. “O SIMESC é quem defende o médico. Contem conosco”.

Também participaram da reunião a funcionária Ana Cristina e a coordenadora do SIMESC, Juliana da Silva.

  •