#

Médicos e Cosemesc recebem homenagem na Alesc

Médicos catarinenses e o Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemesc) foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na noite desta quarta-feira (06/11), em sessão especial, alusiva ao Dia do Médico, solicitada pelo deputado Vicente Caropreso. A solenidade contou com a participação de autoridades, dirigentes das entidades médicas, médicos e seus familiares.

“Tenho grande satisfação em homenagear esses profissionais que prestaram serviços relevantes e fizeram a diferença para a saúde dos catarinenses. São médicos que se superaram em várias áreas e são dignos de serem lembrados na casa do povo. Estendo a homenagem a todos os colegas médicos”, declarou Vicente Caropreso, único deputado médico da Alesc, que também enalteceu a importância da profissão para a sociedade e chamou a atenção sobre os desafios da categoria.

Exemplo para todo o Brasil, o Cosemesc que reúne as entidades médicas de Santa Catarina para atuar em assuntos de interesse da categoria desde 1996, também teve seu trabalho reconhecido. O atual coordenador e presidente do SIMESC, Cyro Soncini, recebeu a honraria e falou sobre a importância dos esforços em defesa de uma medicina de qualidade. “Queremos ser instrumento de transformação da sociedade e para isso precisamos, com bom senso, cobrar dos gestores o que é de responsabilidade deles. Vamos nos dedicar ao máximo durante este período curto que estamos a frente das entidades médicas para buscar saúde de qualidade aos catarinenses. Vida longa aos médicos, vida longa à medicina”, citou.

O neurologista Alexandre Luiz Longo, representou os 12 homenageados e discursou em memória do médico Norberto Luiz Cabral que faleceu em um acidente de carro em setembro deste ano. Ele destacou a grande trajetória de Norberto nos estudos epidemiológicos sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Uma pessoa determinada, indignada com a situação social do país e que se posicionava com um agente transformador. Desenvolveu juntamente com a Universidade de Joinville e a prefeitura, o Joinvasc, projeto que se tornou referência para o AVC no país e na América Latina e certamente merece o nosso reconhecimento”.

 

Médicos homenageados:

→ Dr. Airton Luiz Weber Silva – Pediatra – Jaraguá do Sul

→ Dr. Júlio César Gonçalves – Psiquiatra – Florianópolis

→ Dr. Luiz Augusto Borba – Gastroenterologista – Criciúma

 → Dr. Luiz Carlos Espíndola – Endocrinologista – Florianópolis

→  Dra. Marcia Netto de Campos da Silva – Endocrinologista – Florianópolis

→ Dr. Murillo Ronald Capella – Cirurgião Pediátrico – Florianópolis

→ Dr. Newton José Martins Mota – Cardiologista – Blumenau

→ Dr. Norberto Luiz Cabral (in memoriam) – Neurologista – Joinville

→ Dr. Paulo Norberto Discher de Sá – Neurologista – Florianópolis

→ Dra. Rita Mauricea Guazzelli Pezzali – Ginecologista – Xanxerê

 → Dra. Salime Farah – Médica Clínica e Obstetra – Porto União

 → Dr. Wilmar de Athayde Gerent – Cirurgião Geral – Florianópolis


  •