#

Você sabe o que fazer em caso de agressão durante sua jornada de trabalho?

A todo momento os profissionais de saúde estão expostos a riscos de violência física ou verbal, principalmente no ambiente da saúde pública, e por isso a importância de estarem informados sobre como procederem nestas situações. 

O médico filiado deve buscar orientação com um dos advogados do SIMESC para que possa ajuizar as medidas cabíveis – tanto cíveis quanto penais – contra o agressor. Importante destacar que a instituição também é corresponsável pelas condições de segurança de seus funcionários, podendo ser responsabilizada judicialmente.

A Assessoria Jurídica do SIMESC está à disposição para atendimento aos filiados pelo telefone 48 99621 8625 ou de segunda a sexta-feira das 14 às 18h, pelo telefone 0800 644 1060.

Veja as orientações do SIMESC para os casos de ameaças ou agressões:

 

Em caso de ameaças:

- quando agredido/ameaçado verbalmente (crimes contra a honra: injúria, difamação e calúnia), registrar boletim de ocorrência presencial ou online (http://www.pc.sc.gov.br/servicos/delegacia-virtual). É importante que as informações sejam completas, com dados dos envolvidos e das testemunhas.

- informar por escrito às diretorias clínicas e técnicas sobre o ocorrido. É importante que as informações sejam completas, com dados dos envolvidos e das testemunhas

- imediata transferência do caso para outro profissional se o caso não for de urgência e emergência.

 

Em caso de agressão física:

- comparecer à delegacia mais próxima para registrar boletim de ocorrência e realização de exame de corpo de delito.

- apresentar dados dos envolvidos na agressão e testemunhas

- comunicar o fato imediatamente às diretorias clínica e técnica para que seja providenciado outro médico para assumir as atividades.

 

O SIMESC orienta que o médico evite conceder entrevistas sobre o assunto sem antes conversar com a Assessoria de Imprensa da Entidade.


  •