#

RPM é pauta de reunião do COSEMESC

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) participaram nesta terça-feira (03/12), na sede do SIMESC, da última reunião de trabalho do ano. Entre os pontos de pauta, informações extraoficiais sobre alterações nas planilhas referentes à Retribuição por Produtividade Médica (RPM) dos médicos contratados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O coordenador do COSEMESC e presidente do SIMESC, Cyro Soncini, informou que a entidade, após ouvir representantes de diversos hospitais do Estado, solicitou audiência com o secretário Helton de Souza Zeferino para mais esclarecimentos e que até o momento não foi atendida. No entanto, relatou ter tido conhecimento de reunião agendada entre representantes de três hospitais da Grande Florianópolis e a SES nos dias 11, 12 e 13 de dezembro.

“Esse diálogo com os hospitais é um avanço. Não somos contra ajustes, desde que sejam para melhorar. E para não errar, é preciso ouvir os profissionais e as entidades médicas”, comentou Cyro.

O COSEMESC ficará atendo aos desdobramentos das reuniões.

Alesc

O Deputado Estadual, Vicente Caropreso, também participou da reunião e pediu atenção das entidades para assuntos que estão para ser votados na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). São eles o Projeto de Lei Complementar que altera a Lei Complementar 412/2008, que trata do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Santa Catarina, o Projeto de Lei (PL 0146.7/2019) que permite comercialização de produtos típicos de “drugstore” em farmácias e o Projeto de Lei (PL 0253.9/18) que institui o código de vigilância sanitária em Santa Catarina.

BIA-ALCL

O integrante da Acamesc, Rodrigo Deça Neves, comentou sobre a importância de divulgação para todos os médicos sobre o diagnóstico e tratamento do Linfoma Anaplásico de Grandes Células (ALCL) associado ao implante mamário (BIA).

Também participaram da reunião Leopoldo Back (vice-presidente SIMESC), Roman Leon Gieburowski Junior (secretário geral SIMESC), Rafael Miranda de Lima (1º Tesoureiro), Cristina Pauluci (diretora de Previdência e Seguros SIMESC), Marcelo Linhares (presidente CRM-SC), Juliano Pereima (conselheiro CRM-SC), e Ademar José de Oliveira Paes Junior (presidente ACM) e Licínio Alcântara (presidente do SIMERSUL, on-line).


  •