#

SIMESC reúne-se com médicos do HU/Ebserh

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, acompanhado do 1º secretário, Marcelo Araújo Vieira Ângelo e assessores jurídicos trabalhistas, esteve reunido nesta quinta-feira, 12 de dezembro, com médicos do corpo clínico do Hospital Universitário (HU/UFSC), contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).  

Na pauta, a avaliação da proposta de acordo coletivo da empresa estatal que está sendo negociada em nível nacional. Cyro informou que as discussões serão retomadas em 2020 e “o SIMESC está disponível para representar os médicos catarinenses, ocupando seu lugar na mesa de negociação nacional para buscar o melhor entendimento para os médicos”.

Entre os pontos destacados pelos médicos está a insalubridade e as diferenças de remuneração de quem foi contratado por concursos diferentes. O assessor jurídico do SIMESC, Alberto Gonçalves de Souza J., explicou que “o prazo de validade do concurso é determinante para aquisição dos benefícios. Se foi o mesmo concurso não é possível pela legislação, que se admita para a mesma função, cargo e capacidade técnica, remunerações diferentes”, declarou.

Outro tema foi o sobreaviso: os valores pagos para os contratados pela Ebserh não agrada aos médicos, desta maneira, apenas os estatutários cumprem esta função. A progressão na carreira também foi abordada e de acordo com os médicos, os critérios adotados pela Ebserh, impedem a progressão, o que acaba frustrando os profissionais. Um ponto importante citado pelos médicos são os plantões. “Tentaremos incluir na proposta a realização de plantões de 18h e também, a possibilidade de iniciarem os plantões de 24 horas no período da noite”, acrescenta o presidente do SIMESC.

Estiveram presentes também a reunião o assessor jurídico Ismael Hardt de Carvalho e o jornalista Rubens Flôres.


  •