#

Federações médicas e sindicatos discutem reunificação em Porto Alegre

Dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers) e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG) reuniram-se em Porto Alegre (RS), na quarta-feira (18/12), para tratar da reunificação das entidades nacionais.

Ficou acordado que uma junta formada por representantes da FMB, Fenam e de sindicatos não filiados às entidades nacionais, irão discutir e encaminhar o processo. A próxima reunião será realizada no mês de janeiro, em Brasília.

“Foi um encontro muito conciliador em que todas as partes se mostraram empenhadas em buscar um alinhamento, seja por fusão ou outro caminho que seguirá sendo discutido nos próximos meses”, avaliou o secretário de Comunicação da Federação Médica Brasileira (FMB), Cyro Soncini.

Para o presidente da FMB, Casemiro dos Reis Júnior, a união das entidades é mais do que um desejo é uma necessidade para a manutenção e fortalecimento da defesa do médico em âmbito nacional. “Considero um dia histórico onde reunimos os principais atores do movimento médico e pudemos expor firmemente que nossa defesa é em cima de princípios. Precisamos construir um estatuto forte que represente realmente o entendimento das entidades e acima de tudo respeitá-lo”, afirmou.

Também participaram do encontro o presidente da Fenam Marcos Gutemberg Fialho da Costa, o secretário geral da Fenam Carlos Fernando da Silva, o vice-presidente do SIMERS, Edson Machado, e o presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Fernando Luiz de Mendonça.


  •