#

Dirigentes do COSEMESC participam de telereunião

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) participaram de telereunião na noite de terça-feira, 12 de maio.

Um dos assuntos tratado foi a nomeação do novo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. O COSEMESC irá solicitar audiência com o mesmo para tratar de pautas pendentes na gestão anterior como concessão do adicional de insalubridade e adicional de risco de vida aos médicos, além de gratificações de emergência, de terapia intensiva e de centro cirúrgico aos médicos que tenham sido remanejados para estes setores durante a pandemia do Coronavírus.

“Entendemos que neste momento o governo enfrenta uma crise, mas nosso compromisso é com os médicos e temos que buscar respostas”, comentou o presidente do SIMESC e coordenador do COSMESC, Cyro Soncini. 

Ministério da Saúde

O Diretor de Apoio ao Médico Pós-Graduando do SIMESC, Douglas Muniz Barbosa, relatou sua participação na reunião remota do Instituto Brasil de Medicina (IBDM) e da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed) com o ministro da saúde, Nelson Teich, na segunda-feira (11/05). 
Segundo ele, o ministro comentou sobre as dificuldades encontradas na coleta de informações nos estados e municípios com a pandemia e que uma das metas é desenhar um sistema nacional para mapear não só a Covid-19, mas todas as doenças tratadas no sistema de saúde. 
Sobre o atraso no pagamento nas bolsas de residentes, Nelson informou que ocorreram somente com aqueles cujos dados foram informados errados pelos próprios residentes ou instituições em que trabalham e tão logo regularizados passarão a receber.

Deputado médico

A reunião do COSEMESC também teve a participação do único deputado médico de Santa Catarina, Vicente Caropreso. Vicente comentou sobre as atividades da comissão de saúde, e se colocou à disposição da categoria.


  •