#

Tubarão: SIMESC é contrário à redução da remuneração dos médicos no Hospital Nossa Senhora da Conceição

O SIMESC manifesta-se contrário à redução da remuneração dos médicos do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. A decisão foi oficializada pelo diretor executivo em comunicação interna no dia 13 de maio de 2020.

“O enfrentamento à pandemia do Coronavírus tem sido possível graças aos médicos e demais trabalhadores da saúde que muitas vezes precisam lidar com o aumento da carga de trabalho diária e salários baixos. Além disso, enfrentam o desgaste profissional, o estresse, o adoecimento e os acidentes de trabalho”, destaca o presidente da Regional Tubarão, Eduardo Debom Vieira.

“A decisão do Hospital vale a partir de maio e vai na contramão dos acontecimentos e do sentimento social aos profissionais da saúde, sobretudo quanto ao que diz respeito à negociação coletiva com as entidades de representação dos médicos, tendo em vista que a decisão foi unilateral”, destaca o advogado jurídico trabalhista do SIMESC, Alberto Gonçalves Júnior.

O advogado do SIMESC adverte que a situação se agrava com relação àqueles que têm contrato de trabalho por meio de pessoa jurídica, pois o descumprimento de cláusulas contratuais pode gerar a paralisação de pleno direito dos serviços diante da inadimplência dos contratos.

Vale ressaltar que o último reajuste dos médicos que atuam na emergência do hospital de Tubarão ocorreu em 2015. “Essa situação mostra que a desvalorização destes profissionais não é uma situação exclusiva deste momento de pandemia.  Além do mais, a lei 17.939 de 4 de maio de 2020 suspendeu, até 31 de dezembro , a obrigatoriedade do cumprimento das metas qualitativas e quantitativas contratualizadas pelos prestadores de serviços de saúde de média e alta complexidades, bem como da política hospitalar catarinense, garantindo-se aos hospitais os repasses dos valores financeiros na sua integralidade, comenta o presidente do SIMESC, Cyro Soncini.

“Não podemos mais aceitar que os médicos sejam respeitados pela sociedade e desprezados por quem os contrata. É hora de valorizar quem está na linha de frente desta batalha”, encerra o presidente da Regional Tubarão, Eduardo Debom Vieira.


  •