#

FMB participa de reunião com Ministro da Saúde

O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Júnior, e o diretor licenciado da Entidade, Tadeu Calheiros, participaram na manhã de 28 de agosto, em Brasília, de reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Na pauta, reivindicações constantes de ofício encaminhado pela FMB e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) em abril, no início das mobilizações em nível nacional para o controle do Coronavírus.

“Falamos desde a falta de EPIs no enfrentamento à pandemia do Coronovírus, passamos pelas questões da residência médica e reforçamos as lutas históricas dos médicos, como a carreira de Estado. Foi uma reunião muito importante porque foi a nossa chance de apresentarmos as principais demandas dos médicos não somente nesse período, mas iniciamos a discussão de como será o enfrentamento à demanda reprimida de cirurgias e atendimentos após a pandemia. O diálogo está aberto e queremos participar do debate dos programas a serem implantados após superarmos essa fase”, destaca Casemiro.

Para Tadeu Calheiros, “os temas abordados são de extrema importância para saúde brasileira, para os trabalhadores da saúde e em especial para os médicos. Temos que enfrentar alguns problemas crônicos como a falta de leitos de UTI, situação que ficou mais visível agora com a pandemia. O canal está aberto e manteremos nossa disponibilidade de contribuir e cobrar por melhorias para a saúde e para a carreira médica”, destaca.

Participaram também da reunião o presidente da Fenam, Marcos Gutemberg Fialho da Costa, Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos (presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí), Mayra Pinheiro (secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde) e Raphael Câmara Medeiros Parente (secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde)


  •