#

SIMESC Joinville apoia campanha de alerta ao Diabetes

A presidente do SIMESC Regional Joinville, Tanise Balvedi Damas, e a tesoureira Suzana de Almeida, receberam no dia 12 de novembro, na sede do SIMESC, o médico Evandro Luís Rosa e Daniela Henschel, para tratar sobre o projeto Ação pelo Diabetes 2020 Joinville.

Devido a atual pandemia a ação neste ano será diferente das anteriores. Uma parceria com a secretaria municipal de Saúde permitirá realizar durante todo mês, exames em mais de 500 pessoas portadoras de diabetes. Serão feitos exames gratuitos de medição de glicemia, pressão arterial, índice de massa corpórea (IMC) e fundo de olho, que permite detectar precocemente a retinopatia diabética, maior causa de cegueira na população abaixo dos 60 anos.  Além disso, será realizado também o exame do pé diabético no intuito de orientar o portador e evitar complicações como as amputações. “Por conta da pandemia, os exames serão executados nas unidades básicas de saúde e como novidade, a telemedicina, que através de retinógrafos portáteis, ajudarão na triagem do fundo de olho”, explica Dr. Evandro Luís Rosa, médico oftalmologista e coordenador da campanha.

No sábado, dia 28 de novembro, ocorrerá o “Dia D” no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, com a realização de exames de fundo de olho dos pacientes triados nas unidades de saúde. Com esta reavaliação os pacientes que precisarem de tratamento com laser serão encaminhados pelo SUS.

O mutirão contará com a participação de mais de 200 voluntários, entre estudantes da área de saúde, médicos e enfermeiros, além da colaboração de várias empresas parceiras.

"O projeto tem como objetivo esclarecer a população sobre os riscos da doença e proporcionar gratuitamente os exames que devem fazer parte da rotina do diabético", finaliza Evandro. 

Mais sobre o Diabetes

O Diabetes afeta 425 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são mais de 16 milhões de diabéticos, o que representa 7% da população. Se não tratada, a doença pode causar sérias consequências, inclusive para os olhos.


  •