#

SIMESC Joinville participa de ação de prevenção ao diabetes

A presidente do SIMESC Regional Joinville, Tanise Balvedi Damas, e a tesoureira, Suzana Maria Menezes de Almeida,participaram nesta quinta-feira (26/11) de uma ação de combate ao diabetes, no shopping Mueller. A atividade faz parte da programação do projeto Ação pelo Diabetes 2020, promovido pela Sociedade Joinvilense de Medicina e Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, com o patrocínio do Grupo Opty e Laboratório Bayer e com apoio de SIMESC, Sociedade Brasileira de Diabetes, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e outras entindades, para alertar sobre a doença no mês de novembro. 

O Diabetes afeta 425 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são mais de 16 milhões de diabéticos, o que representa 7% da população. Se não tratada, a doença pode causar sérias consequências, inclusive para os olhos.

Uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde permite a realização de exames gratuitos em mais de 500 pessoas portadoras de diabetes. “Por conta da pandemia, os exames serão executados nas unidades básicas de saúde e como novidade, a telemedicina, que através de retinógrafos portáteis, ajudarão na triagem do fundo de olho”, explica Dr. Evandro Luis Rosa, médico oftalmologista e coordenador da campanha.

No sábado, dia 28 de novembro, acontecerá o “DIA D” no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, com a realização de exames de fundo de olho, avaliação dos pés e orientação endocrinológica aos pacientes triados nas unidades de saúde.


  •