#

SIMESC acompanha audiência sobre paralisação do SAMU

Na tarde de terça-feira (23/02) o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) participou de audiência de mediação, na Justiça do Trabalho, na qualidade de terceiro interessado, sendo representando pelo  presidente Cyro Soncini, secretário geral Roman Gieburowski Junior e o Assessor Jurídico Trabalhista, Alberto Gonçalves de Souza Júnior, para tratar da paralisação dos profissionais não médicos do SAMU realizada no dia 22 de fevereiro.

O juízo convocou para esta audiência o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Santa Catarina (Sindsaúde), Ministério Público do Trabalho (MPT), a Secretaria de Estado da Saúde e a empresa OZZ, e todos se fizeram presentes.

Entenda o caso:

O MPT ingressou com ação de Dissídio Coletivo de Greve, pois entendeu que a paralisação dos trabalhadores da saúde foi total e prejudicou o atendimento à população e por isto o juízo convocou a audiência.

Representantes dos trabalhadores pediram o arquivamento da ação e explicaram que a ação foi pontual, com duração de duas horas e com participação de poucas pessoas, e que os motivos do protesto englobam falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), limpeza das ambulâncias, falta de manutenção das ambulâncias, defasagem na remuneração e não concessão de férias.

A representante do MPT entendeu que o Sindsaúde fez uma divulgação ampla e não concordou com o arquivamento da ação.

Outros participantes se manifestaram e todos preocupados com o atual momento por qual passa o SAMU.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, alertou que a situação do SAMU se arrasta há anos, que os trabalhadores médicos estão “desde sempre” na espera de respeito e respostas. “Se a SES afirma que os pagamentos estabelecidos em contrato estão em dia e se mesmo assim temos problemas, é evidente que é necessário que a SES e a empresa OZZ sentem-se à mesa, e reavaliem os valores do contrato, sob pena de ficarmos repetindo a mesma história”, disse ele.

O juízo estabeleceu que os presentes têm cinco dias para se manifestarem à justiça sobre o assunto e o SIMESC assim procederá.


  •