#

Setembro Amarelo: decida Viver!

Ouça o Momento SIMESC AQUI.

Dr Mario Afonso Filho e Maluf – médico Psiquiatra e diretor do SIMESC (CRM/SC 10819 RQE 7881)

Desde 2003 por iniciativa da Organização Mundial da Saúde é chamada a atenção para uma doença que atinge mais de 12 mil pessoas no Brasil, e mais de um milhão em todo o mundo.

O suicídio acomete também as crianças. Isto mesmo, duas crianças para cada milhão de pessoas terão suas vidas interrompidas pelo suicídio. Ela também acomete jovens, adultos e idosos.

Quase a totalidade dos suicídios está ligada às doenças psiquiátricas que têm a depressão como um dos seus sintomas, como o exemplo do transtorno afetivo bipolar, da dependência química, inclusive do uso abusivo de bebidas alcoólicas. Todas podem ser candidatas ao suicídio.

Familiares e amigos devem ficar atentos para sintomas como perda de interesse, choro imotivado, isolamento social, etc. sintomas que podem ser menosprezados pelos próprios pacientes, amigos e familiares. Dê importância aos sintomas depressivos persistentes.

O paciente em alguns casos não avisa, outros sim que está com ideias de cometer o suicídio, dê importância ao fato. Procure um médico psiquiatra que é o especialista para o caso. Este profissional pode acolher e indicar caminhos e tratamentos.

O suicídio pode ser prevenido. Suicídio é um mal que implica em grande dor para os pacientes que sobrevivem das tentativas frustradas, e também para os familiares e amigos. Há casos, como de outras doenças em geral, que necessita de internação em hospital especializado para preservar a vida daqueles que estão no momento com grande sofrimento mental.

Neste mês de setembro vamos lembrar que existe prevenção para o suicídio, ele ainda é o melhor remédio.

Acesse a cartilha de prevenção ao suicídio do CFM AQUI.


  •